![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/atleta.jpg)
Já pensou contratar atletas ou ex-atletas para a sua organização? Há cinco (excelentes) motivos para o fazer
Na hora de contratar, alguns empregadores podem considerar que aos atletas ou pessoas com experiência em desporto falta experiência transferível para outras áreas de trabalho. No entanto, existem muitos motivos pelos quais a contratação deste perfil profissional pode ser bastante vantajosa. Nesse sentido, o Urban Sports Club, apresenta cinco razões para juntar atletas ou antigos atletas à sua equipas de trabalho.
Tome nota:
1. Disciplina e Determinação
Atletas ou ex-atletas são, geralmente, pessoas habituadas a disciplina e determinação nos seus treinos e competições, características essas que podem ser muito valiosas no ambiente de trabalho. Estas qualidades são fundamentais para que se foquem na conquista de objectivos e metas, podendo inspirar outros colaboradores a alcançar os seus próprios objectivos.
2. Trabalho em equipa
Os atletas estão habituados a trabalhar em equipa para alcançar metas comuns, o que lhes dá capacidades extra de comunicação, colaboração e trabalho em grupo. Além disso, muitos atletas têm experiência em liderança, o que pode ser útil para assumir posições de chefia ou supervisão.
3. Resiliência
Ao enfrentarem muitas derrotas e fracassos durante a sua experiência desportiva, os atletas precisam de ser capazes de “levantar a cabeça” e seguir em frente. Esta capacidade de resiliência pode ser muito útil para uma empresa, onde, em ambiente profissional, muitas vezes há obstáculos e desafios a serem superados e derrotas das quais é preciso recuperar. São, também, capazes de enfrentar situações de pressão e stress de forma controlada e calma.
4. Saúde e bem-estar
Os atletas têm uma maior tendência a cuidar da sua saúde e bem-estar, o que pode ser um plus para uma empresa. Colaboradores que cuidam da sua saúde são geralmente mais produtivos, têm menos faltas e são menos propensos a ter problemas de saúde crónicos. Além disso, estes colaboradores podem inspirar outros colegas a adoptarem hábitos saudáveis e a promover um ambiente de trabalho mais activo e saudável.
5. Paixão e motivação
Os atletas movem-se normalmente por paixão e motivação, o que os leva a esforçarem-se diariamente para treinar e competir ao mais alto nível. Essa paixão e motivação pode ser transportada para as suas responsabilidades profissionais, tornando-os colaboradores altamente motivados e dedicados.