CA Seguros: Gestão de pessoas no sector segurador

Decorridos cinco anos de participação, a CA Seguros continua a olhar para o estudo Índice da Excelência como uma boa forma de medir o seu clima organizacional.

A CA Seguros participa no estudo Índice da Excelência desde 2018 por reconhecer a importância dos resultados das análises externas às suas práticas de gestão de recursos humanos. Cada vez mais a empresa está interessada em perceber, numa óptica de benchmarking, como se posiciona no mercado em geral e relativamente a outras empresas do sector financeiro, bem como as oportunidades de melhoria existentes.

Em entrevista à Human Resources Portugal, Margarida Couto, administradora da CA Seguros, faz «um balanço muito positivo da nossa participação no Índice da Excelência, considerando os bons resultados que temos obtido, e pelo facto de estes dependerem das respostas e participação dos nossos colaboradores, que reconhecem assim as nossas boas práticas».

 

De que forma a Gestão de Pessoas é uma área estratégica na CA Seguros?
Na CA Seguros, agimos com o propósito de que as pessoas são o activo mais valioso da organização e estão no centro da nossa gestão estratégica. Promovemos várias iniciativas com o objectivo de reforçar o envolvimento dos colaboradores, incluindo regras claras de progressão profissional, um processo de avaliação de desempenho transparente e justo, remunerações adequadas às funções e experiência e um leque diversificado de benefícios. Apostamos muito na comunicação, com partilha de informação relativa à empresa e ao nosso desempenho, e promovemos iniciativas que reforçam as relações sociais e o espírito de equipa dos nossos colaboradores.

O retorno verifica-se, principalmente, ao nível da motivação, satisfação e envolvimento dos colaboradores o que, por sua vez, se reflecte no empenho e esforço despendido, no aumento da produtividade e na qualidade das decisões tomadas por cada um no âmbito da sua função. Este forte alinhamento promove o nosso sucesso enquanto organização.

 

Neste período de grandes mudanças em termos de mercado de trabalho quais os desafios relacionados com a gestão de pessoas?
Os desafios são cada vez maiores, quer pela elevada exigência do nosso cliente interno e externo que nos impulsiona para a melhoria contínua e inovação, quer pela diversidade de gerações dentro da CA Seguros, quer por todo o processo de transformação digital.

Por outro lado, o panorama actual do mercado e as características dos colaboradores mais jovens têm tornado desafiante a sua retenção. A nossa estratégia passa por estarmos atentos, cada vez mais, às necessidades individuais.

A média etária dos nossos colaboradores ronda os 40 anos, mas temos pessoas em fases muito diferentes da sua vida activa e pessoal. Cada uma tem as suas singularidades, pelo que procuramos trabalhar em diversas vertentes, desde a formação e desenvolvimento a um alargado leque de benefícios que procuram ir ao encontro das necessidades e preferências de cada um. Apostamos em iniciativas de promoção do bem-estar e promovemos a mobilidade interna, através da qual os colaboradores podem candidatar-se a vagas para outras funções.

As nossas prioridades passam por manter níveis elevados de satisfação dos nossos colaboradores, mantê-los alinhados e motivados e consideramos ser bem-sucedidos, uma vez que temos uma taxa de retenção muito elevada.

 

É necessário dar novas competências às pessoas para dar resposta aos novos tempos?
Na nossa óptica, a aquisição de novas competências por parte dos colaboradores deve ser feita de forma contínua. Todos os anos é desenvolvido um conjunto de acções de formação, de forma programada e sistematizada, que visam promover comportamentos, conhecimentos e saber fazer, proporcionando o aumento de competências a nível pessoal, organizacional e/ou técnico.

Para além das acções consideradas como estratégicas para a organização, que são aquelas que essencialmente promovem os nossos sistemas de gestão, a CA Seguros tem por objectivo, nesta matéria, o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas com foco na alta qualidade formativa.

Comparticipamos a formação no ensino superior dos nossos colaboradores, nomeadamente pós-graduações e mestrados que estejam relacionados com as suas funções na companhia.

Para além das diversas acções de formação internas de carácter mais técnico e organizacional, são também realizadas sessões inter-áreas onde os colaboradores têm a oportunidade de acompanhar as tarefas e os desafios do dia-a-dia do trabalho dos colegas, e adquirir um conhecimento mais aprofundado dos processos que se relacionam entre si.

Não obstante a adaptação e desenvolvimento de competências resultante do crescimento natural da CA Seguros, durante a pandemia apostámos em dar novas competências em áreas que, até então, não eram tão solicitadas pelos colaboradores, como são o caso do mindfulness, bem-estar e gestão de stress. Outros temas, como a gestão de tempo e organização do trabalho, comunicação assertiva em teletrabalho, dar e receber feedback, foram bastante requisitadas. A formação em novas ferramentas informáticas também foi uma grande aposta.

No que diz respeito às coordenações, a grande maioria sentiu necessidade de formações relacionadas com a gestão de equipas à distância e liderança em regime de trabalho híbrido.

 

Quais as boas práticas que se destacam na CA Seguros?
Privilegiamos a comunicação interna e a ligação e cooperação entre os órgãos de gestão e os colaboradores, consolidando a confiança e fomentando um excelente ambiente de trabalho.

Em geral, todas as oportunidades de crescimento e progressão profissional são preenchidas pelas nossas pessoas, só vamos procurar recursos externos quando as competências não existem na companhia.

Temos um leque de benefícios disponível para os colaboradores e suas famílias, muito valorizado por todos.

A diversidade de iniciativas que temos implementadas tem o objectivo de ir ao encontro das necessidades dos nossos colaboradores, incluindo o seu desenvolvimento profissional, a promoção do seu bem-estar e o fomento das relações interpessoais.

Monitorizamos diariamente o grau de envolvimento e de satisfação dos colaboradores, através da ferramenta Officevibe. Através desta plataforma, são avaliadas 10 métricas de envolvimento e satisfação, o que nos permite a detecção imediata de eventuais problemas.

 

Quais aquelas que os colaboradores mais valorizam?
Os resultados dos estudos de clima organizacional nos quais temos participado evidenciam que uma das práticas mais valorizadas é o pacote alargado de benefícios que disponibilizamos, adequado às mais variadas necessidades dos nossos colaboradores.

Além disso, podemos referir: a disponibilização regular de informação económico-financeira; a realização de actividades de team building e de encontros de colaboradores, o fomento do espírito de equipa; o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; e a variedade de acções de formação disponibilizadas.

 

Como encaram a questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional numa altura em que a casa de muitos colaboradores é também o seu escritório?
O regime de teletrabalho veio permitir aos colaboradores uma melhor gestão do seu tempo e um melhor equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

A CA Seguros percebeu que a possibilidade de teletrabalho passou a ser determinante para a satisfação dos colaboradores, sem prejuízo da produtividade e da qualidade do serviço aos nossos clientes.

 

Como trabalham para combater os efeitos nocivos que algum maior isolamento pode trazer, por exemplo, em termos de saúde mental?
Desde 2020 que disponibilizamos novos benefícios aos colaboradores, com a finalidade de melhorar a sua saúde mental e física, como são exemplo as consultas online gratuitas com um profissional de psicologia e as sessões semanais de ginástica laboral online. Promovemos ainda workshops de saúde mental, terapia do riso e de mindfulness.

Consideramos que o modelo de trabalho híbrido é também um importante factor no combate ao isolamento que poderia, eventualmente, decorrer de um modelo somente de teletrabalho. Nos dias de trabalho presencial, as equipas reúnem-se na companhia e o bom espírito de convívio e entreajuda que sempre nos caracterizou mantém-se.

 

Como encaram o futuro do trabalho em Portugal, nomeadamente no sector segurador?
Muitos dos desafios que se colocam ao sector segurador derivam da transformação digital, a qual significa reinventar produtos, processos, e as formas de comunicar e interagir com os nossos clientes.

Procuramos responder aos desafios que se colocam diariamente à actividade seguradora, decorrentes do desenvolvimento da informática, da digitalização, da inteligência artificial, do mobile, das novas tecnologias.

Neste contexto, é já muito claro que um número significativo de seguradoras irá apostar no regime de trabalho híbrido, com maior ou menor peso de componente de teletrabalho. Na actividade seguradora, o teletrabalho veio para ficar.

 

Quais os aspectos que consideram fundamentais no caminho para a excelência?
O caminho para a excelência deve ser construído com base na premissa de que as pessoas são o activo essencial da companhia. Ao nível da Gestão de Recursos Humanos, devemos continuar a reunir esforços no sentido de melhorar e optimizar a experiência dos colaboradores na sua função, procurando que “vistam a camisola” da companhia ao se identificarem e comprometerem com a missão e visão organizacionais.

 

Este artigo foi publicado na edição de Março (nº. 146)  da Human Resources, nas bancas.

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