Gosta de trabalhar mas também não quer descurar a sua vida pessoal? Estas cinco dicas vão ajudar a encontrar o equilíbrio

Descobrir o equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando há descendentes ou ascendentes dos quais é necessário cuidar. Para os profissionais que gostam realmente do seu trabalho e se esforçam por provar o seu valor e ir mais além, torna-se mais difícil desligar quando se trabalha remotamente.

 

O Business Insider deixa cinco pontos-chave para conseguir contrabalançar esses dois lados.

  1. Não precisa de ser o primeiro a entrar e o último a sair

Muitos profissionais preferem começar a trabalhar cedo. Além de se adequar melhor às suas agendas, sentem-se mais produtivos de manhã. Mas não é benéfico começar demasiado cedo, principalmente para quem trabalha remotamente e tem o hábito de abrir a caixa de emails assim que acorda e antes mesmo de tomar banho.

Em vez de começar o dia a ler emails ou mensagens de chat, tome o pequeno-almoço tranquilamente ou aproveite para fazer exercício ou meditação. Quando terminar a jornada de trabalho certifique-se de desligar o pc e silenciar as notificações do telemóvel profissional.

  1. Nem sempre é preciso cumprir uma jornada de oito horas exactas

O trabalho remoto aumentou a exigência autoimposta pelos profissionais. A pressão de provar que se está a trabalhar ou para recuperar um minuto de tempo perdido é maior, esquecendo que um dia normal de trabalho no escritório tem a sua dose de interrupções e pausas.

Se há flexibilidade para trabalhar mais horas quando há prazos em determinados projectos ou iniciativas, o mesmo é válido quando há compromissos pessoais que justificam menos horas trabalhadas nesse dia.

  1. É importante reservar tempo para os seus hobbies e interesses pessoais

O horário pós-laboral e os fins-de-semana são fundamentais para descansar e equilibrar energias, por isso sair a horas ao longo da semana vai permitir-lhe fazer o que mais gosta, como dar uma caminhada, ler, fazer jardinagem ou desporto, etc. É importante para o cérebro e para o corpo haver uma vida além do trabalho.

  1. Quando está de férias, esteja realmente de férias

O trabalho remoto permitiu o aceso rápido e em qualquer lugar a emails, chats, etc. Para estar conectado ao trabalho, basta ter um telemóvel. Antes de ir de férias, deixe tudo preparado para não haver nada que não possa esperar até ao seu regresso. E desligue todas as notificações para não cair em tentação de espreitar a caixa de email.

  1. Não há problema em reservar tempo para si durante o dia

Muitos colaboradores estão tão absortos no seu trabalho que raramente reservam a pausa do almoço para estar com um amigo ou dar um passeio e clarear a mente. No caso dos trabalhadores em modo remoto, esse desconectar é ainda mais importante para renovar as energias do cérebro e do corpo.

Ler Mais