Como tirar o máximo proveito da inteligência artificial no local de trabalho em cinco passos

Segundo a Hays, devido à sua natureza, a vaga de automatização que se vive actualmente terá um impacto maior do que nunca nos trabalhadores qualificados. No entanto, a adopção da inteligência artificial (IA) pode ser utilizada em benefício próprio, permitindo aumentar a produtividade no local de trabalho.

Neste sentido, Travis O’Rourke, presidente da Hays Canada, partilhou dicas sobre como a IA pode ser integrada no local de trabalho e assim aumentar a produtividade.

 

1. Pensar nas necessidades
Que tarefas podem ser automatizadas? Antes do lançamento da GPT-4, grande parte da atenção sobre a capacidade da IA no local de trabalho centrava-se na redacção de textos. No entanto, o potencial destas ferramentas está a expandir-se rapidamente. Por exemplo, podem ajudá-lo a planear apresentações ou a criar e preencher folhas de cálculo rapidamente com fórmulas originais.

E como ferramenta de pesquisa? A principal função dos chatbots é gerar a informação de que necessita e num formato que lhe convém. É possível que haja erros no que é fornecido, mas isso está a melhorar rapidamente. O desenvolvimento do Google Bard e do produto próprio do Microsoft Bing significa que o fosso entre os chatbots de IA e os motores de pesquisa tradicionais em termos de fiabilidade está a diminuir.

 

2. Adicionar os plugins certos
Um dos grandes avanços que veio com o lançamento do GPT-4 foi o lançamento de plug-ins que abrem uma série de novas oportunidades. É possível resumir conversas e esboçar respostas no Slack, analisar dados em tempo real no FiscalNote ou gerar resumos de reuniões no Zoom. Entretanto, o plug-in Zapier permite-lhe integrar a ferramenta no Microsoft Office, Google Suite, Hubspot e Facebook Ads, entre outros.

É claro que é importante pensar na legalidade e na segurança em torno disto, especialmente se estiver a aceder ou a partilhar dados sensíveis da sua organização. No entanto, todos eles têm o potencial de poupar tempo e fornecer activos e informações úteis.

 

3. Utilizar as instruções correctamente
Embora não sejam necessárias competências especializadas para começar, existe uma série de informações disponíveis para ajudar a obter o conteúdo mais útil destas ferramentas.

 

4. Optimizar os seus dados
Quando utilizar ferramentas para apuramento de factos, verifique novamente os resultados fornecidos e considere a possibilidade de reescrever os resultados para garantir que se adequam ao seu tom de voz. Pode até fazê-lo concentrando-se numa informação sobre a qual não tem a certeza e perguntando ao chatbot sobre isso especificamente. Mais uma vez, a divisão das perguntas pode ajudar a obter uma imagem mais clara.

No que diz respeito à redacção ou codificação, mesmo depois de várias solicitações e instruções concisas, é improvável que a IA generativa lhe dê um conteúdo que esteja pronto a ser utilizado. Reescreva tudo o que não se adequar ao seu tom de voz ou verifique se existem erros nos dados fornecidos.
Para ser mais produtivo no futuro, pense em como pode melhorar os seus pedidos, de modo a que o resultado esteja mais próximo do que precisa.

 

5. Mantenha-se a par das tendências
A IA está em constante evolução, pelo que é importante poder utilizá-la correctamente. A verdade é que, se não acompanhar as suas capacidades, não será tão produtivo quanto possível, e isso pode colocar a sua posição em risco. O ChatGPT e modelos semelhantes vieram para ficar, pelo que é necessário saber utilizá-los correctamente.

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