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O trabalho remoto está a fazê-lo sentir-se sozinho? Estes passos vão ajudar a combater a solidão
Já muito foi dito e escrito sobre as vantagens e desafios do modelo de trabalho remoto. Muitas empresas implementaram o regresso ao escritório, outras desenvolveram um modelo híbrido e houve profissionais que optaram por trabalhar (quase sempre) a partir de casa.
Octavia Goredema, coach de carreira e autora de “Prep, Push, Pivot: Essential Career Strategies for Underrepresented Women”, revela à Harvard Business Review que, quando passou a trabalhar a partir de casa, adorou a experiência: a poupança de dinheiro e tempo gasto nas deslocações e as vantagens de poder estar concentrada em silêncio valiam ouro.
Só que, com o passar do tempo começou a sentir-se sozinha. Apesar de ter conseguido focar-se no seu trabalho, as interacções com outras pessoas resumiram-se a reuniões virtuais ou e-mails. Percebeu que estava a ficar menos entusiasmada e mais retraída.
«A solidão é a angústia e o desconforto que sentimos quando percebemos o gap entre a conexão social que desejamos e a quantidade e a qualidade dos relacionamentos que temos actualmente», explica. Infelizmente, os sentimentos de solidão têm vindo a aumentar. Num estudo de 2020, conduzido pela Cigna, 61% dos entrevistados revelou sentir-se sozinho.
Se luta contra a solidão, estas etapas vão ajudá-lo a começar a lidar com essas faltas de conexão.
Identifique as suas necessidades
Comece por analisar o que esse sentimento de solidão significa para si. Identificar as suas necessidades é essencial, porque a forma como interpreta e experimenta a solidão será muito diferente da forma como outra pessoa o faz.
Analise o que precisa para se sentir conectado e prosperar no trabalho. Que tipo de interacções e níveis de engagement aprecia? É conversa de circunstância, reuniões individuais ou conversas em grupo? Está à procura de um colega de almoço? Gostaria de trabalhar com uma equipa maior?
Seja específico ao considerar do que precisa. Com respostas detalhadas, será mais fácil determinar se a solução será rápida ou requer uma mudança maior.
Avalie as suas opções
Agora que identificou o que está em falta, é hora de rever as opções que podem aproximá-lo do nível desejado de conexão e interacção social. Adopte uma postura de curiosidade e continue a fazer perguntas a si próprio, como:
- O que é que já existe que posso não ter utilizado?
- O que posso ajustar para satisfazer melhor as minhas necessidades?
- Existem recursos ou oportunidades que poderia investigar e aprender mais?
Ao responder a essas perguntas, tente identificar mais do que uma resposta. Aborde o tema como uma espécie de brainstorming e crie uma shortlist de opções possíveis. As ideias a considerar podem ser tão abrangentes como encontrar um espaço de coworking próximo, explorar oportunidades de voluntariado, pesquisar redes existentes na sua empresa, fazer um curso ou envolver-se em associações profissionais.
Dê o primeiro passo
Reveja a sua lista de necessidades e assinale aquela que considera ser a mais importante. De seguida, analise mais de perto as opções que imaginou na etapa dois. Considere aquelas que podem satisfazer melhor a necessidade mais importante e, depois, dê o primeiro passo.
Por exemplo, se gostava de colaborar com outras pessoas, pode perguntar ao seu gestor se pode ser o mentor de alguém que precisa de aprender uma competência sua. Se sente falta das interacções sociais, pode perguntar a um colega se gostaria de se encontrar uma vez por mês para um café virtual. Se deseja construir novas conexões, pode inscrever-se como voluntário numa instituição local onde irá conhecer outras pessoas.
Enquanto trabalha para lidar com os seus sentimentos de solidão, vai descobrir que o seu desenvolvimento profissional vai acelerar, alavancar competências existentes, fazer novas conexões e ampliar a sua base de conhecimento e perspectivas.
Comece a colocar as ideias em prática e preste atenção à forma como se sente. Se continuar a sentir-se sozinho enquanto trabalha nas próximas etapas, não se acanhe e fale com alguém, como um colega de trabalho ou amigo, sobre o que está a sentir. Certifique-se também de monitorizar quaisquer mudanças repentinas na sua saúde física ou mental.
Um estudo recente do The BMJ mostra que o isolamento social e a solidão podem levar a riscos maiores, como problemas de sono, baixa auto-estima, pressão elevada, ansiedade e depressão. Se teme que o seu ambiente de trabalho remoto esteja a ter impactos negativos no seu bem-estar, converse com um profissional de saúde para obter o suporte necessário.
Não é fácil encontrar o equilíbrio certo no ambiente de trabalho, mas não ignore uma situação que o deixa constantemente triste, stressado ou ansioso. O trabalho é importante, mas a saúde e bem-estar não têm preço.