![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/09/gettyimages-874656348_dinheiro.jpg)
Acha que não é bem pago? Tire as dúvidas
No mercado de trabalho,muitos salários estão abaixo do que é realmente merecido pelos trabalhadores. Assim, é cada vez mais importante aprender a reconhecer alguns sinais de alerta para que consiga mudar de carreira, empresa ou até propor um aumento salarial.
Tendo isto em mente, o Ekonomista partilhou uma lista de sinais que vão ajudar a identificar se está a ser bem remunerado (ou não).
1. Nunca negociou o seu salário
Um dos sinais de que está a ser mal pago é precisamente o facto de, muito provavelmente, nunca ter negociado o seu salário.
Este é um assunto por vezes delicado e, muitas vezes, não sabermos bem como abordá-lo. No entanto, a verdade é que pode estar a ser mal pago, porque não negociou um valor com os seus superiores.
No fundo, o importante é que assuma um compromisso consigo mesmo para que nunca volte a aceitar um emprego sem fazer qualquer tipo de negociação salarial.
2. Assume tarefas de responsabilidade, mas não é aumentado
Experimente fazer uma retrospectiva da sua carreira, compare as tarefas que realizava no início com as actuais, e, se registar uma evolução ascendente, apresente os seus argumentos ao seu superior.
Ele irá certamente reconhecer que está a ser mal pago, mesmo que não possa fazer nada quanto a isso. E, neste último caso, ficará alerta em relação à possibilidade de sair da empresa.
3. Já passaram dois ou mais anos desde que foi aumentado
Ao contrário do que possa pensar, este também pode ser um dos sinais de que está a ser mal pago.
Se o seu último aumento na empresa foi há mais de dois anos, talvez esteja na hora de conversar com o seu superior para perceber se existe margem de manobra para um possível aumento salarial.
Lembre-se que, em dois anos, o seu crescimento e valor enquanto profissional aumentam, logo merece ser reconhecido por isso. No caso de não ser possível um aumento, tente negociar outro tipo de benefícios como formações ou workshops, por exemplo.
4. Nunca foi aumentado
Cada empresa tem o seu próprio sistema de progressão de carreira. Por isso, factores como o cargo que ocupa, as responsabilidades que tem ou a experiência profissional adquirida até ao momento têm um papel decisivo.
Contudo, se já trabalha há vários anos na mesma empresa e nunca foi aumentado, saiba que alguma coisa está errada. Principalmente se, ao longo desses anos, a sua responsabilidade e a carga de trabalho aumentaram.
5. Recebe menos do que os colegas com o mesmo nível de qualificação e experiência
Certamente já fez uma pesquisa sobre os salários na sua área e função. Através delas foi capaz de concluir que há empresas que pagam mais que a sua por trabalhos semelhantes?
Talvez esteja na hora de procurar uma nova oportunidade de trabalho. Lembre-se, estando a trabalhar é muito mais fácil conseguir um novo emprego.
6. Empresas parecidas oferecem benefícios
O salário oferecido pelas empresas concorrentes até podes ser o mesmo do que o seu. Mas se tem recrutadores com interesse no seu trabalho e a empresa oferecer outro tipo de benefícios, talvez tenha chegado o momento de reflectir sobre o assunto.
Caso esta seja a sua situação, tente sempre conversar primeiro directamente com alguém dos Recursos Humanos da organização onde trabalha e negoceie. Se não for possível, deve pensar se os benefícios que a outra empresa tem para lhe oferecer valerão a pena.