Quer tornar-se o empregador de sonho para jovens talentos? Siga estas dicas

Para atrair e reter novos talentos durante a fase de implementação de inteligência (IA) artificial que se vive actualmente, as empresas têm de repensar os seu papel e a sua cultura. A este propósito, a Fastcompany partilhou três formas para as empresas se tornarem o empregador dos sonhos que os recém-licenciados procuram.

Aqui ficam elas:

1. Construa uma experiência holística para os colaboradores
O bem-estar dos colaboradores é cada vez mais importante e deve ser valorizado pelas empresas. Apoiar o bem-estar dos colaboradores começa com a compreensão do que os motiva. Para muitos, é um ambiente seguro e inclusivo, flexibilidade, benefícios como folgas pagas, opções acessíveis de seguro de saúde, licença paternidade ou planos de reforma.

Formação personalizada e acesso a oportunidades de crescimento na carreira também são importantes para a experiência do colaborador. Na verdade, mais de um terço dos inquiridos do relatório State of the Graduate de 2023 da Monster classificou progressão de carreira como o aspecto mais importante de um emprego em perspectiva.

2. Invista em tecnologia
Priorizar investimentos em tecnologia, incluindo os relacionados com soluções machine learning, é uma forma eficaz de fornecer aos profissionais espaço para crescer. Essas ferramentas equipam as pessoas e permitem que tomem decisões mais rápidas e baseadas em dados para as organizações. Também permitem que os colaboradores se livrem dos aspectos mundanos do trabalho, e limitam os processos manuais, permitindo que assumam projectos mais desafiantes e gratificantes.

O acesso a ferramentas tecnológicas avançadas e a formação ajudam os colaboradores a desenvolver competências e a aumentar a adaptabilidade, para que possam enfrentar mudanças contínuas e preparar-se para novas funções dentro da organização e ao longo de suas carreiras.

3. Crie uma cultura da agilidade
A mudança é inevitável, especialmente num mundo cheio de incertezas económicas e que está no meio de uma revolução tecnológica. As organizações podem ajudar os colaboradores a aceitar e a adaptar-se às mudanças, construindo uma cultura em torno da adaptabilidade.

Começa com uma contratação mais intencional. Perceba que os papéis estão a evoluir e que as empresas devem contratar pessoas que sejam ágeis para evoluir consigo. Recrute profissionais que possam ser formados para desenvolver cargos multifuncionais e engenheiros de software qualificados que possam fornecer as ferramentas e a formação de que a organização precisa para se adaptar. Para criar uma cultura que resista ao mundo VUCA (volátil, incerto, caótico, ambíguo), recrute em talentos que tenham agilidade, ambição, competência e a atitude certa.

Também é importante proporcionar experiências e oportunidades para que os membros da sua equipa aumentem o potencial de liderança e avancem na carreira. Sem apoio e progressão constante, os melhores talentos procurarão rapidamente novos desafios.

Ler Mais