Vai mudar de emprego? Faça (mesmo) estas cinco coisas

As estimativas variam, mas a média de tempo que os trabalhadores passam numa empresa é de cerca de quatro anos. Portanto, para a maioria, sair de uma empresa e começar um novo emprego é algo frequente. Mas que responsabilidades tem de cumprir antes de arrumar a sua mesa e partir para uma nova aventura?

 

Independentemente da sua opinião relativamente ao actual empregador e mesmo que sinta que não foi bem tratado, são muitos os motivos para deixar boa impressão quando sair, avança a Fast Company. Por um lado, deve esforçar-se para agir de acordo com os seus valores e não descer ao nível daqueles que têm atitudes com as quais não concorda. Até porque nunca se sabe quando encontrará, num emprego futuro, alguém com quem costumava trabalhar.

 

Elabore um ponto de situação

Ninguém melhor do que nós conhece o trabalho que faz. Para facilitar a transição de uma nova pessoa que vai assumir as suas responsabilidades, deixe uma lista clara dos principais detalhes sobre o seu trabalho. Essa lista deve incluir:

  • Informações de contacto de pessoas relevantes com as quais interage na sua função. Se houver um período de passagem de pasta presencial, apresente-a aos principais contactos por e-mail ou pessoalmente.
  • Quaisquer aspectos do trabalho que possam não ser óbvios, incluindo atalhos que irão melhorar a eficiência do trabalho.
  • Uma lista de tarefas que precisam de ser concluídas semanalmente, mensalmente e anualmente. A lista de tarefas anual pode ser particularmente importante, porque normalmente essas questões são esquecidas e todos precisam de se esforçar para concluí-las.
  • Notas gerais sobre as pessoas-chave que fazem parte da equipa (incluindo report directo) para facilitar o processo de trabalho de forma eficaz. Para não prejudicar a capacidade da nova pessoa de conhecer os seus colegas, notas curtas sobre quem é quem podem ser valiosas.

 

Resuma o estado das tarefas em curso

Seu trabalho tinha muitas responsabilidades. Há sempre um período de transição, no entanto, os projectos em curso têm um cronograma que fica em pausa à medida que a nova pessoa se adapta à função.

Para garantir que os processos não fiquem muito para trás, crie um documento ponto de situação dos principais projectos nos quais estava a trabalhar. Isso deve envolver:

  • Um breve resumo do projecto
  • Uma descrição da sua função no projecto
  • Uma descrição do o status do projecto, destacando os principais desafios e se/como foram resolvidos
  • Uma lista dos principais próximos passos e prazos

 

Faça uma lista de contactos

Além de apresentar a nova pessoa às pessoas-chave (se possível), deve deixar uma lista de contactos da sua rede na empresa com as quais será importante interagir para que os pontos-chave de contacto possam ser encontrados num só lugar. Para desenvolver esta lista, coloque as seguintes informações:

  • Nome, telefone, e-mail e outras informações de contacto
  • Uma breve descrição da função
  • Modo de contacto preferencial
  • Principais áreas de especialização
  • Projectos nos quais estiveram envolvidos no passado

 

Peça uma entrevista de saída

Provavelmente, enquanto trabalhou para essa empresa, há coisas das quais gostou bastante e outras que nem por isso. Muitas empresas, particularmente as maiores, optam por fazer uma entrevista oficial de saída.

Se a empresa não tem por hábito fazer uma entrevista de saída, deve perguntar à sua chefia se pode fazer uma. Assim, pode destacar os pontos positivos da organização e também apontar temas que acredita que podem ser melhorados.

Existem duas razões para querer uma entrevista de saída. Em primeiro lugar, pode ajudar a organização a melhorar procedimentos para futuros colaboradores. Em segundo, a maior mobilidade das pessoas para diferentes empregos criou muitas oportunidades para as pessoas refressarem a uma empresa na qual trabalharam (os chamados “trabalhadores boomerang”). Ao mostrar às altas chefias que reflectiu de forma produtiva sobre o seu trabalho na empresa, torna mais fácil considerarem contratá-lo novamente se surgir uma boa oportunidade.

 

Mantenha o contacto com os colegas

O local de trabalho acaba por se tornar parte da vida social diária. Mesmo quem trabalha remotamente, conhece os colegas do trabalho. Quando sai de um emprego para outro, está a cortar o seu acesso a essa rede. Certamente encontrará novos colegas no novo emprego, mas isso não significa que deva perder contacto com quem conviveu no passado.

Descubra como pode manter- se conectado com os seus colegas, seja através de e-mail pessoal, ou uma rede social como o LinkedIn. Nas semanas agitadas após mudar de emprego, arranje um tempo para entrar em contacto com os seus ex-colegas. O objectivo é garantir que não perde totalmente o contacto com as pessoas que fizeram parte da sua vida profissional nos últimos tempos. Vai beneficiar ao manter esses colegas na sua rede.

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