Gosta de comer bem e barato? Conheça as 100 melhores tascas de Portugal

“As 100 Melhores Tascas de Portugal”, é o novo livro de António Catarino (TSF) e Rui Cardoso (Expresso). Apelidado de “geografia da mastigação”, este livro é ideal para quem gosta de comer bem e barato, desde o Minho ao Algarve.

 

A selecção dos restaurantes teve em conta os preços praticados, a tradição da casa, a cozinha caseira, elaborada com produtos locais frescos e de acordo com o receituário tradicional, favorecendo de algum modo a economia local e os pequenos produtores. Ou o índice de popularidade, enquanto atractor de clientela. Factor decisivo, um preço (máximo) a pagar por cabeça: até 20 euros.

O objectivo dos autores foi elaborar um guia, «simples e despretensioso», das melhores tascas de Portugal. Os restaurantes escolhidos foram organizados segundo uma grelha que inclui 13 regiões.

António Catarino iniciou a carreira de jornalista n’O Comércio do Porto e escreveu durante muitos anos no diário A Bola, bem como em praticamente todas as publicações portuguesas especializadas em automobilismo. Desde 1996 que colabora com a rádio TSF, onde assina o programa “À Mesa” e recomenda bons restaurantes por Portugal fora, dando frequentemente destaque a espaços modestos, autênticos e representativos da nossa gastronomia.

Rui Cardoso (Lisboa, 1953) foi jornalista do Diário Popular e do Expresso e director da revista Courrier Internacional. É presença habitual na SIC Notícias, analisando a actualidade internacional. De muitos anos a percorrer os caminhos de Portugal, resultou um conhecimento alargado das paisagens, dos monumentos e da história das diferentes regiões, bem como da sua vertente gastronómica e dos seus restaurantes populares.

Ler Mais