Rumo a um futuro sustentável, com visão e compromisso!
A British American Tobacco (BAT) está no epicentro de uma jornada de transformação. Neste artigo, é explorada a missão ousada, os objectivos ambiciosos e o ethos inspirador que impulsionam a empresa para um futuro mais sustentável.
A British American Tobacco (BAT), empresa mundial líder em multicategoria, está determinada em construir Um Amanhã Melhor, comprometendo-se a reduzir o impacto do seu negócio na saúde e a traçar um modelo sustentável, num processo a longo prazo.
Já com alguma história de acções e iniciativas sustentáveis, a empresa está a atravessar uma mudança profunda e procura colocar a sustentabilidade no centro da sua área de actuação. A visão da BAT passa por construir um futuro em que a empresa tenha um impacto positivo na sociedade, oferecendo uma ampla variedade de produtos que satisfaçam as necessidades dos consumidores.
A BAT estabeleceu metas ambiciosas para o futuro, incluindo o objectivo de alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030. Além disso, a organização visa atingir quase 5,8 mil milhões de euros em receitas das Novas Categorias até 2025 – com rentabilidade prevista para 2024, um ano antes do planeado. A empresa já conseguiu progressos notáveis, ao alcançar cerca de 24 milhões de consumidores de produtos sem combustão, que representam um total de 16,6% da receita do grupo.
A transformação digital, a tecnologia e a inovação também desempenham um papel fundamental na jornada da BAT. A inovação está no cerne de tudo o que se faz na empresa e este compromisso com a responsabilidade e a excelência orienta a sua procura por alternativas inovadoras e sustentáveis.
Ethos e cultura global
Com foco no desenvolvimento de produtos sem combustão e outras alternativas para os consumidores adultos, a BAT orienta a sua estratégia com base em cinco princípios fundamentais: ousadia, rapidez, capacitação, diversidade e responsabilidade. Estes princípios orientam os comportamentos de toda a organização e ajudam a criar uma cultura que abraça a mudança e promove constantes melhorias.
De acordo com a empresa, a chave para o sucesso está no espírito que orienta os comportamentos dos colaboradores do grupo em todas as áreas de negócio. Desenvolvido tendo por base as suas significativas contribuições, trata-se de um fio condutor, que deve fornecer orientações aos colaboradores e indicar qual o melhor caminho para a obtenção de resultados eficientes. A BAT acredita que o ethos da empresa capacita o seu pessoal, promove um local de trabalho vibrante e gratificante e acrescenta um valor sustentável a longo prazo.
Para os colaboradores mais antigos e para aqueles que ingressaram mais recentemente, o ethos da BAT foi concebido para responder às constantes mudanças, incorporar uma cultura de aprendizagem e promover a melhoria contínua. Para isso, a empresa multicategoria defende uma postura ousada, com colaboradores que sonhem “em grande” e tenham ideias inovadoras.
Paralelamente, a organização também espera que os seus profissionais e futuros talentos sejam capazes de actuar com responsabilidade, resiliência e determinação. Colaboradores que tenham a mente aberta, que ajudem a BAT a trabalhar com integridade, sem nunca comprometer os seus padrões e ética profissional.
Ao nível do reconhecimento internacional, importa também realçar que, em Janeiro de 2023, a BAT foi incluída no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Além disso, também foi distinguida como Global Top Employer pelo sexto ano consecutivo pelo Top Employers Institute. Prémios que dão consistência à jornada transformacional da BAT, que procura construir um modelo de negócio sustentável e inovador no sector.