EDP apoia formação de técnicos qualificados no ensino secundário

Através do protocolo assinado com o Ministério da Educação e Ciência, a empresa vai lançar no próximo ano lectivo, em Lisboa, Vila Real e Olhão, cursos vocacionais para Técnicos de Redes Eléctricas, uma profissão em falta no mercado de trabalho. A EDP assegura apoio à definição de currículos e estágios integrados na formação prática.

A Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, em Lisboa, foi a primeira a testar o modelo do curso, tendo já concluído o 1,º dos dois anos de formação, equivalentes ao 12º ano e certificação profissional de nível IV. Em Setembro, no início do ano letivo 2015/2016, a experiência será alargada à Escola Secundária São Pedro, em Vila Real, e à Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

O empenho da EDP na promoção de uma formação de qualidade implica a reformulação do Parque de Treino, em Sacavém. A infraestrutura terá redes elétricas e os equipamentos necessários para que os futuros técnicos possam aprender em ambiente real. Está ainda previsto o estabelecimento de parcerias com universidades e politécnicos, encarregues de assegurar parte da formação teórica, complementando as competências das escolas secundárias.

Esta associação ao sistema de educação ao nível do ensino secundário tem como objectivo garantir recursos humanos qualificados capazes de colaborar no desenvolvimento da EDP e do restante sector, potenciando em simultâneo a criação de emprego e fixação de jovens em zonas do interior.