Great Place to Work: Há mais de 30 anos a mudar o conceito de trabalho no mundo
Como habitualmente no mês de Março, a Great Place to Work volta a apresentar os “Melhores Lugares para Trabalhar” em Portugal. São cinquenta as empresas distinguidas e que aqui damos a conhecer. São o corolário de um trabalho feito junto das organizações para colocar o foco naquilo que realmente faz a diferença: os colaboradores.
Por Sandra Coelho, Great Place to Work
Há 30 anos, a Great Place To Work® mudava para sempre o conceito de trabalho e nunca mais o parou de o fazer, quer em Portugal, onde se fixou há quase 25 anos, quer no mundo. Há 30 anos, alterava o conceito de trabalho e redefinia a employee experience ao ouvir a voz de quem mais importava dentro das organizações: os colaboradores. De empresas totalmente focadas no negócio e no crescimento financeiro, onde o colaborador era visto como um “recurso” ou uma “commodity”, passámos a ter empresas totalmente focadas no colaborador e na valorização da sua experiência, passando este a ser visto como uma peça e um apoio essencial ao sucesso da empresa.
A Great Place to Work® colocou, assim, o colaborador no centro da vida das organizações, começando com um processo simples, através de um questionário, a ouvir o que este valorizava, as suas necessidades, as suas expectativas, as suas ideias e sugestões. Com base nesta escuta activa, chegou-se à definição de que um excelente lugar para trabalhar é aquele em que se confia nas pessoas para as quais se trabalha, se tem orgulho no que se faz e se gosta das pessoas com quem se trabalha.
E esta é a base de todo o nosso processo de reconhecimento: a percepção dos colaboradores. Para chegarmos aos Best Workplaces ™ em Portugal de 2024 ouvimos mais de 65 mil colaboradores, entre Fevereiro e Dezembro de 2023. Tendo a participação no questionário sido, em média, de 85% nos Best Workplaces ™. Com a plataforma Emprising, onde passámos a implementar o questionário Trust Index em 2023, a liderança ou gestores de pessoas conseguem, de forma rápida, fácil e intuitiva, obter os insights sobre os principais factores impulsionadores de uma óptima experiência dos colaboradores, permitindo-lhes, deste modo, ser altamente eficazes na construção de um ambiente de trabalho de excelência e marcado por laços fortes de confiança.
Os fortes laços de confiança traduzem-se nos ambientes Best Workplaces™ num Trust Index de 89%, o mais elevado de sempre na história da Great Place to Work® em Portugal, significando um aumento de três pontos percentuais (p.p.) face à edição anterior. Marcadas por um ambiente de camaradagem (92%), estas organizações são comunidades fortes em que os colaboradores são amigáveis, solidários e hospitaleiros. A liderança caracteriza-se por ser credível, confiável, competente e íntegra, registando a dimensão “Credibilidade” um resultado médio de 90%. Por seu turno, os colaboradores desejam ver reforçada a comunicação dos principais assuntos e alterações da empresa e do negócio e que a comunicação das expectativas seja feita de um modo mais claro. Mas os colaboradores sentem-se respeitados e apoiados pela liderança, e que existe um cuidado genuíno com a sua pessoa.
Já as práticas e políticas de gestão de pessoas têm, ainda, margem de evolução, no que respeita à equidade e à igualdade. As dimensões “Respeito” (88%) e “Imparcialidade” (85%) são, deste modo, as únicas com uma média global inferior a 90%, concentrando-se aqui as principais oportunidades de melhoria dos Best Workplaces™ nesta edição.
Considerando que esta experiência pode ser muito distinta entre os vários grupos demográficos existentes dentro das organizações, uma vez que cada colaborador tem percepções e exigências diferentes, recentemente acrescentou-se que a experiência deve ser consistente para todos os colaboradores, não importando quem sejam, o que fazem ou onde trabalham na empresa. Tem de ser um Great Place to Work® For All™ (para todos).
Uma óptima experiência deve ser consistente e universalmente excelente e abranger todos os colaboradores na organização. Embora os gaps sejam pouco significativos, verifica-se que nos Best Workplaces™ o Trust Index é superior nos homens, quando comparado com as mulheres. E à medida que aumenta o nível de responsabilidade, aumenta, também, o Trust Index, observando- -se um gap de três p.p. na percepção entre líderes e liderados.
O For All™ estimula a criação de ambientes de trabalho cada vez mais inclusivos, à medida que aumenta a diversidade nas organizações. A existência de uma maior diversidade dentro das organizações faz com que exista maior facilidade em inovar e em adaptar-se às mudanças ou a um novo contexto. Por outro lado, coloca aos gestores de pessoas dificuldades na construção das práticas, para que estas consigam ser as mais abrangentes possíveis de modo a servir todos os grupos presentes na organização.
Em Portugal, temas como a diversidade e a inclusão estão na ordem dia, encontrando-se as organizações Great Place to Work® a trabalhar estes temas, através de grupos de trabalho, relatórios e estudos e práticas que garantam a inclusão e a equidade no ambiente de trabalho. E o esforço tem sido “recompensado” com os colaboradores a sentirem que podem ser quem quiserem, ou que podem ocupar qualquer lugar na organização, que serão respeitados e tratados de forma justa.
A criação de uma employee experience consistente e positiva é da responsabilidade da liderança. Quando a liderança cria uma óptima experiência, isto tem um efeito transformador nas organizações. Motivo pelo qual os Best Workplaces™ atraem e desenvolvem os melhores talentos, constroem culturas prósperas e ágeis que, por sua vez, estimulam o crescimento, o desempenho e a produtividade.
O papel da liderança é fulcral neste conceito de trabalho, uma vez que é esta que molda a experiência, através das práticas que implementa, dos valores que personifica e do exemplo que dá através do seu comportamento, como se pode observar nos Best Workplaces™ de 2024.
Leia o artigo na íntegra na edição de Março (nº. 159) da Human Resources, nas bancas e conheça os casos práticos das empresas vencedoras.
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