“Vá lá, Portugal merece!” valoriza profissionais nacionais

O movimento cívico, que reúne 160 empresas portuguesas, lançou um segundo vídeo, que reconhece a qualidade e potencialidade dos profissionais do País, sob o mote “Até as crianças têm orgulho em ser portuguesas”.

Durante cerca de 2 minutos e em contexto de sala de aula, as crianças vão sonhando com as suas futuras profissões, orgulhosas dos seus conterrâneos, através de exemplos como a fadista Amália Rodrigues, o escritor José Saramago, o cientista António Damásio, o ciclista Rui Costa e o humorista Nuno Markl. O vídeo foi lançado recentemente no Facebook do movimento – seguindo-se ao vídeo que pretendia incentivar o consumo de produtos “made in Portugal”.

«Desta vez quisemos chamar a atenção para os nossos profissionais. Importamos prémios em todas as áreas. Professores, médicos, informáticos, arquitectos, investigadores, designers, atletas. Portugal é terreno fértil para as multinacionais que atingem números impossíveis de alcançar em qualquer outra parte do mundo. Há talento no típico português. Há repentismo, sentido de oportunidade, eficácia, capacidade de inovar e isso tem de ser valorizado», explica Rui Fonseca, impulsionador do movimento.

Provenientes de vários sectores de actividade, nomeadamente Vestuário, Informática, Alimentação, Pedra, Cutelaria, entre outros, as empresas que integram o “Vá lá, Portugal Merece!” estão espalhadas de Norte a Sul do País, incluindo a ilha da Madeira. O movimento foi criado em 2014 pela Altronix, empresa nacional de Sistemas Electrónicos.