Galp: «Focamo-nos numa estratégia global de saúde e bem-estar, que inclui a saúde física e mental»
Uma estratégia holística de saúde e bem-estar, com base numa escuta activa das necessidades dos seus colaboradores, assim como o total apoio das lideranças são alguns dos pilares da política de well-being da Galp.
Acreditando que uma força de trabalho saudável é vital para uma organização próspera e sustentável, a Galp não tem dúvidas que este apoio e incentivo à saúde e bem-estar dos seus colaboradores se reflecte no engagement dos mesmos. Nesta entrevista, Alexandra Pinote, head of Health & Well-being da Galp, fala-nos da estratégia da marca para a promoção do bem-estar dos seus profissionais, da importância da nova sede neste plano, do papel das lideranças e sobre as principais iniciativas que estão a ser implementadas.
Quais as áreas em que mais incide o well-being na Galp, de acordo com a visão da empresa sobre este tema? Focamo-nos numa estratégia global de saúde e bem-estar, que inclui a saúde física e mental. Integramos o bem-estar em todas as operações, incentivamos o envolvimento dos líderes e incorporamo-lo no nosso ADN organizacional através de diversos factores: promoção de uma estratégia holística de saúde e bem-estar com uma pegada global e ajustável às necessidades dos nossos colaboradores; reforço do apoio em áreas como a saúde mental ou o bem-estar financeiro; e maior preparação e envolvimento dos líderes para as questões de bem-estar.
Que iniciativas específicas têm sido implementadas pela Galp para promover o well-being no local de trabalho? Priorizar a saúde dos colaboradores é crucial não só por razões éticas, mas principalmente, práticas. Uma força de trabalho saudável é vital para uma organização próspera e sustentável, o que se reflecte no engagement dos colaboradores.
Em 2024, a Galp continuou a desenvolver várias iniciativas com o objectivo de potenciar e sensibilizar para temas relacionados com a saúde, através da disponibilização de rastreios e Well- -being Moments – workshops interactivos direccionados à promoção da saúde em várias vertentes, como a nutrição, exercício físico ou literacia sobre as ferramentas oferecidas no âmbito do seguro de saúde – e até ao fim do ano, prevemos desenvolver diversas iniciativas no âmbito da promoção da saúde mental. A realização das iniciativas de well-being na organização foi potencializada, adquirindo um carácter de maior proximidade, com a inauguração, em Fevereiro, da nova sede da Galp, em Alcântara.
Trata-se de um edifício moderno e versátil, onde o projecto de arquitetura foi pensado de forma a responder às necessidades das nossas pessoas e a uma nova filosofia de flexibilidade baseada no conceito de work from anywhere.
Nesse sentido, de que forma a Galp assegura que as suas políticas de well-being são inclusivas e abrangentes para todos os colaboradores nas diferentes geografias onde opera?
A Galp define as suas políticas e estratégias de well-being respeitando a identidade e a relevância de cada iniciativa, adaptando as mesmas à realidade e contexto de cada geografia. Assim, as nossas políticas, como as “Galp Golden Rules para o Bem-Estar Físico”, lançadas em Julho, são orientadoras, mas não restritivas, exactamente para garantirmos a abrangência e inclusão de todos os colaboradores da Galp.
Que papel desempenham os líderes e gestores na promoção do well-being dos colaboradores na Galp?
A Galp lançou em 2024 a Campanha “Lead With You” com o objectivo de criar e clarificar os standards culturais da nossa liderança e para lançar programas, práticas e frameworks de desenvolvimento específicos para líderes. Uma das pedras basilares deste conceito foi o lançamento dos nossos seis princípios de liderança, através dos quais vislumbramos a importância, foco e protagonismo para a atenção e cuidado dos líderes para com os colaboradores, essencialmente na promoção de ambientes seguros, saudáveis, de transparência e confiança onde a segurança psicológica (“Phycological safety”) seja uma realidade cada vez mais consciente.
Qual a abordagem da Galp a temas de saúde mental, como stress e burnout, por exemplo?
Para começar a desmistificar o tópico da saúde mental, além de criarmos uma página de intranet, através da qual é possível a marcação de consultas de apoio psicológico gratuitas e a consulta de materiais de suporte, desenvolvemos programas específicos às diversas Unidades de Negócio, em função dos riscos específicos a que se encontram expostos. Além disso, trabalhámos em projectos-piloto, como a App 29K FJN, ferramenta criada para apoiar no desenvolvimento de competências e na gestão do bem-estar e equilíbrio emocional, desenvolvido em conjunto com a Fundação José Neves e tendo a Chairman da Galp, Paula Amorim, como uma das embaixadoras. De salientar ainda que, em 2024, tornámo-nos parceiros no “Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho”, promovido pelo Center for Responsible Business Leadership, da Católica Lisbon School, com foco no desenvolvimento e apresentação de planos de acção para apoiar a boa saúde mental nas organizações. No último trimestre deste ano, iremos divulgar as Galp Golden Rules para o Bem-Estar Mental, onde estão previstas diversas iniciativas de promoção da saúde mental dos colaboradores, dentro e fora da organização.
Existe algum programa de acompanhamento ou suporte psicológico disponível para os colaboradores da Galp? Sim, a Galp disponibiliza serviços gratuitos de saúde mental aos seus colaboradores, quer seja por interesse dos colaboradores, quer por encaminhamento do médico na sequência da respectiva consulta de medicina de trabalho. Também o Seguro de Saúde que a Galp disponibiliza aos seus colaboradores dispõe desta cobertura, quer através da comparticipação de consultas de apoio psicológico, quer da Medicina Online e respectivos serviços de Saúde Mental.
O exercício físico é uma das formas de “combater” o stress. A Galp incentiva a prática de actividade física entre os seus colaboradores? De que forma?
Sim, o primeiro semestre do corrente ano foi integralmente focado na abertura do Balance Center e na dinamização das suas diversas actividades.
Na sua nova sede, a Galp disponibiliza espaços para a prática de exercício físico, incluindo um ginásio completamente equipado com as mais variadas máquinas – fitness, cardio, musculação – onde os colaboradores são devidamente acompanhados, durante a prática do exercício, por instrutores certificados; dispõe, ainda, de um estúdio para a prática de diversas aulas de grupo, como pilates e yoga, além de espaços de mindfulness, que permitem que os colaboradores possam desconectar e praticar meditação.
Por fim, a Galp apela, igualmente, à utilização das escadas, através de mensagens de incentivo nas portas dos elevadores.
Como é que a Galp equilibra as necessidades de well-being dos colaboradores com as exigências operacionais e comerciais da empresa?
Na Galp, a saúde nos nossos colaboradores é a nossa prioridade! Estamos fortemente empenhados em fornecer orientações práticas, ferramentas e estratégias para que cada pessoa possa cuidar de si, através de hábitos de vida saudáveis e consistentes que se traduzem numa evolução diária e numa melhoria da sua saúde.
Com tantas iniciativas de well-being, que tipo de feedback a Galp recebe dos colaboradores e como é que essa informação é utilizada para melhorias futuras?
Toda a estratégia de well-being actualmente em vigor tem na sua base os resultados de um questionário transversal, que realizámos com todos os colaboradores. A par da auscultação activa, focados na melhoria contínua, avaliamos os níveis de satisfação e impacto de todas as iniciativas que vão sendo realizadas.
E como é que a Galp avalia o impacto das suas iniciativas de well-being na satisfação e produtividade dos colaboradores?
A Galp avalia cada uma das suas iniciativas desenvolvidas através da escala de eNPS. Além disso, a Galp dispõe de um Well-being Index, medido através de um questionário de Clima Organizacional.
Na implementação de iniciativas de well-being, quais os principais desafios que a Galp enfrenta?
Estando a Galp presente em 10 países e com uma estrutura organizacional com distintas áreas de negócio, os principais desafios passam por garantir o impacto do maior número de colaboradores possíveis com as nossas iniciativas, independentemente da localização em que se encontrem, seja um escritório, um posto de abastecimento ou uma refinaria. Esta ambição encontra-se sempre dependente das infraestruturas e recursos de cada local de trabalho.
Para o futuro, quais são os planos da Galp para continuar a melhorar o well-being dos seus colaboradores? Continuar a ouvir activamente os nossos colaboradores, de forma a ajustar a nossa estratégia às suas necessidades e contribuir para tornar a Galp num lugar ainda melhor para trabalhar.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Well-Being” publicado na edição de Agosto (n.º 164) da Human Resources.
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