Shamir Optical promoveu mais de 600 rastreios visuais gratuitos no Porto

No âmbito das iniciativas de sensibilização para a saúde ocular do “Mês da Visão”, a Shamir Optical conduziu mais uma acção de rastreios gratuitos, agora no Colégio Júlio Dinis, no Porto. Durante quatro dias, a unidade móvel da Shamir Optical esteve ao dispor da comunidade escolar para promover a saúde visual e reforçar a importância da correção precoce.

 

A acção contabilizou mais de 450 rastreios junto de alunos do 2º ao 12º ano, mas também a pais, professores e alunos internacionais desta instituição de ensino, seguindo-se a outras iniciativas realizadas ao longo do mês de Outubro, como a participação na Feira da Saúde de Paranhos e a celebração do Dia Mundial da Visão, a 10 de Outubro último, na Escola Superior de Saúde.

Promovida pela Shamir Optical, a iniciativa sublinha a importância de monitorizar a visão regularmente, especialmente em ambiente escolar, onde muitos problemas visuais podem ser detetados antes de se agravarem, com impacto positivo no rendimento escolar e na qualidade de vida dos estudantes.

A utilização crescente de dispositivos eletrónicos entre os jovens torna este tipo de rastreios ainda mais relevantes, ajudando a travar a evolução de insuficiências visuais nas gerações mais novas.

Apurou-se que aproximadamente 26% dos alunos necessitam de algum tipo de correção visual, sendo que 8% já usam óculos, mas com graduação inadequada. Entre os adultos avaliados, incluindo professores, auxiliares e encarregados de educação, 72% apresentavam necessidade de correção visual.

A miopia destacou-se como um dos principais problemas identificados, afetando 16% dos alunos rastreados. Esta tendência vai ao encontro do Relatório da Organização Mundial de Saúde que estima que 1,95 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com miopia. Em 2030, a expetativa é que este número atinja as 3,36 mil milhões de pessoas.

Tal como nas ações anteriores, realizadas nas Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e na Feira de Saúde de Paranhos, a avaliação teve em conta fatores como a acuidade visual, a tensão ocular, a retina e a deteção de outras patologias. Os resultados finais das três ações reforçam as conclusões do estudo da Organização Mundial da Saúde, que aponta que cerca de 25% da população mundial vive com algum tipo de deficiência visual – e que pelo menos mil milhões de casos poderiam ser prevenidos com diagnóstico e cuidados regulares.

O “Mês da Visão” é uma iniciativa da Shamir Optical que decorreu ao longo do mês de Outubro e reafirma o compromisso da marca com a promoção da saúde visual junto das comunidades, sensibilizando para a necessidade do diagnóstico precoce e correcção adequada. As conclusões retiradas servirão como base para iniciativas futuras destinadas a promover uma melhor saúde ocular da população portuguesa.

Este conjunto de iniciativas contou com o apoio de várias entidades, como Óptica Bela Visão, alunos e professores da licenciatura em Ortóptica da Escola Superior de Saúde do Porto, Junta de Freguesia de Paranhos, Espaço Sénior de Arca D’Água e Centro de Dia da Cruz Vermelha do Bom Pastor.

Ler Mais