Volkswagen Digital Solutions cria programa de intraempreendedorismo
A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Portugal, criou uma competição que procura novas ideias na inovação, processos de trabalho e metodologia, o RoadExplorers. As ideias vencedoras recebem investimento, mentoria e recursos para torná-las realidade e implementá-las na VWDS.
Na senda deste conceito, a VWDS desenvolve ainda Hackathons internos para criar um ambiente colaborativo, encorajando a resolução de desafios da tecnologia e inovação do hub da Volkswagen que explora “novos caminhos”, de Portugal para o Mundo.
O RoadExplorers é uma iniciativa da VWDS que visa fomentar o intraempreendedorismo, uma tendência mundial no mercado de trabalho e do sector da inovação, que dá os seus primeiros passos em Portugal. Inclusive, a ideia nasceu de um colaborador, Marcelo Afonso Knakiewicz, o actual Engineering Manager de uma das tech units na VWDS, que viu a oportunidade em juntar os desafios tecnológicos e operacionais da empresa à catalisação do talento interno, nascendo a iniciativa RoadExplorers, que teve aceitação imediata após apresentação da mecânica.
Num modelo ao estilo de ‘shark thank’, o RoadExplorers tem como objectivo identificar, apoiar e desenvolver ideias inovadoras dentro da VWDS, cujos participantes recebem recursos, mentoria e formação para transformar as suas ideias em MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável), que possam ser implementados e avaliados para potencial investimento.
Na primeira edição, o programa RoadExplorers recebeu doze candidaturas de equipas formadas por colaboradores das mais variadas áreas, desde gestores e designers de produto a Agile Enablers e developers. A VWBridge foi o projecto vencedor na primeira edição, tendo criado uma plataforma interna que promove a colaboração entre todos os funcionários das três unidades tecnológicas da empresa. Hoje, através da VWBridge, os colaboradores da VWDS disfrutam de um único local digital ao qual se podem dirigir, sempre que necessitam de ajuda para determinada ação e requisitar o apoio de um colega, conforme o seu conhecimento, experiência e habilidades adquiridas pessoal e profissionalmente, independentemente do seu cargo.
A edição deste ano premiou o Olympus, uma ferramenta desenhada para auxiliar o departamento de People da VWDS através da automatização de diferentes tarefas habitualmente manuais e que requerem um esforço significativo por parte das pessoas. A equipa que criou este conceito, terá três meses para desenvolver o seu MVP e outros três para recolher feedback e aperfeiçoar a sua ideia, com base em insights reais de colegas e especialistas dos respectivos sectores. Ao longo deste procedimento, contarão com o apoio de um patrocinador e um mentor que acompanharão todo o processo nas suas várias fases, desde financiamento, orçamento, cumprimento de prazos, visibilidade e networking.