Quer acabar com a procrastinação na sua organização? Siga estas estratégias

A procrastinação no trabalho é um comportamento comum que pode afectar negativamente a produtividade e a eficácia no trabalho. A Workwell partilha algumas estratégias que podem ajudar a superar a procrastinação na sua organização.

 

Existem várias razões pelas quais as pessoas procrastinam, incluindo a falta de motivação, a sobrecarga de trabalho, o perfeccionismo, o medo do fracasso ou do sucesso, a falta de competências necessárias, entre outros factores.

Veja como proceder:

  • É essencial, entender as causas da procrastinação, para reconhecer a origem do seu comportamento.
  • Evite prazos muito rígidos, para que o colaborador não se sinta incapaz de cumprir aquele prazo e ficar desmotivado a iniciar a tarefa.
  • Mantenha uma comunicação clara e eficiente, para que não existam dúvidas e incertezas que levam a esse hábito de deixar para depois.
  • Ofereça feedbacks constantes de forma a incentivar o colaborador que tende à procrastinação.
  • Disponibilize apoio psicológico aos colaboradores. Esta é uma iniciativa de alto nível de cuidado.

Lembre-se de que a procrastinação é um comportamento comum, mas com algumas estratégias e práticas saudáveis, é possível superá-la e tornar os seus colaboradores mais produtivos.