Pluxee: Aproveitar a vida ao máximo!
A Pluxee “nasceu” em 2024, mas a sua história começou há 45 anos. Lançada em Portugal, oficialmente, em Janeiro, a empresa de benefícios para colaboradores quer acrescentar valor à vida profissional, e pessoal, de clientes e parceiros!
A Pluxee, que actua na área dos benefícios para colaboradores, nasce do spin off da área de Benefícios e Incentivos da Sodexo, com o objectivo de proporcionar novas soluções que melhorem a experiência e o bem-estar dos colaboradores. Esta transição foi anunciada em Junho de 2023, e foi depois, gradualmente, implementada nos 31 países onde a empresa opera. Em Portugal, foi apresentada em Janeiro de 2024 e, agora, é tempo de trilhar um novo caminho, sempre com a premissa de que o tempo e a vida são para serem vividos ao máximo.
No contexto actual que o mundo atravessa, em que as fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal se tornam cada vez mais ténues, a Pluxee propõe uma abordagem que considera cada cliente e colaborador de forma holística. A missão é clara: fornecer benefícios que não apenas atendam às necessidades básicas, mas que contribuam para uma melhor qualidade de vida, um aumento no poder de compra, felicidade e produtividade no ambiente de trabalho.
Com uma nova designação e imagem, o nome da marca foi escolhido para reflectir essa mesma missão: “Plux” significa positividade e afirma o que são: uma oportunidade para dar mais a cada cliente. A letra “X” representa o mundo de oportunidades que apresenta aos seus clientes, parceiros, consumidores e colaboradores através de uma experiência personalizada e sustentável. O duplo “ee” representa o negócio da Pluxee, assente na cultura do “employee engagement”.
Sob o claim “Aproveitar a Vida ao Máximo”, a Pluxee expressa a promessa de fornecer produtos e serviços que melhoram o dia-a-dia dos colaboradores. Para a Pluxee, o ambiente de trabalho não deve ser apenas um local de rotina diária, mas também um espaço de pertença, onde as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a alcançar o seu potencial máximo.
Assim, as soluções da Pluxee abrangem benefícios financeiros, plataformas digitais e parcerias com estabelecimentos comerciais, de forma a facilitar e enriquecer a experiência dos colaboradores. Actualmente, a nível global, a Pluxee conta com a colaboração de cerca de 1,7 milhões de parceiros, que contribuem para a criação de uma rede de serviços e produtos aos quais os colaboradores têm acesso diariamente. Além disso, possui mais de 500 mil empresas clientes em todo o mundo, com quem trabalha para desenvolver e promover relações significativas entre as organizações e os seus colaboradores.
A Pluxee possui, também, um compromisso contínuo com a evolução das suas soluções digitais e personalizadas, garantindo uma experiência diferenciada e sustentável para os seus clientes. Com cerca de 5.000 colaboradores a nível global, a organização dedica-se a fortalecer o seu impacto positivo nas comunidades onde actua, não apenas promovendo soluções inovadoras, mas também focando-se em temas como sustentabilidade e responsabilidade social.
PLUXEE PORTUGAL: CARTÃO PLUXEE REFEIÇÃO
Através de soluções digitais inovadoras, a Pluxee Portugal oferece aos seus clientes um leque de opções que valorizam o bem-estar dos colaboradores, sendo o seu principal produto o Cartão Pluxee Refeição, um cartão pré-pago para a atribuição mensal do subsídio de alimentação. Este produto destaca-se por oferecer uma vantagem fiscal para as empresas, que podem obter uma optimização de até 60% em comparação com a atribuição do subsídio de refeição em numerário. Em conformidade com o Orçamento de Estado em vigor, o subsídio de refeição com o Cartão Pluxee é isento até 9,60 euros por dia, enquanto o limite para o pagamento em numerário é de apenas seis euros por dia. Isto permite que as empresas não apenas reduzam custos, mas também proporcionem um subsídio maior para os seus colaboradores, que, por sua vez, poupam em impostos como o IRS.
A ampla rede de parceiros que aceitam o Cartão Pluxee Refeição é uma das suas vantagens. Através da Rede Visa, são mais de 100 mil estabelecimentos espalhados pelo país que aceitam o pagamento através do cartão da Pluxee, mas este também permite pagamentos de encomendas online de refeições e bens alimentares (ex: Ubereats, Glovo, Bolt Food), assim como integração com a Carteira da Google e, brevemente, com a Carteira da Apple.
Em Portugal, a Pluxee colabora com aproximadamente 10 mil clientes empresariais, sendo que a maioria são pequenas e médias empresas (PMEs), e para suportar essa operação, a empresa conta com uma equipa de cerca de 40 colaboradores dedicados ao atendimento e ao desenvolvimento das suas soluções locais.
A Pluxee Portugal disponibiliza, ainda, ferramentas para os seus clientes, como o Portal Cliente Pluxee e a App Pluxee Portugal, que facilitam a consulta e gestão do cartão, entre outros benefícios. O portal oferece uma plataforma digital prática e intuitiva que facilita a emissão, cancelamento ou carregamento de cartões, permitindo uma gestão autónoma e eficiente do subsídio de refeição. A App Pluxee, por sua vez, permite consulta de saldo em tempo real, bloqueio e desbloqueio do cartão e acesso seguro com biometria.
Já o Pluxee Plus é um clube de descontos de acesso exclusivo, que amplia o leque de vantagens oferecidas aos colaboradores através de promoções em diversas categorias de produtos e serviços de marcas reconhecidas, permitindo que os utilizadores poupem em compras e acumulem vantagens financeiras.
UMA EMPRESA RESPONSÁVEL E CHEIA DE PLUXEE FEELING!
A Pluxee celebrou, no dia 16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação –, a sua apresentação oficial em Portugal, num evento especial: o “Picnix”. Entre convidados e toda a equipa Pluxee Portugal, este foi o momento ideal para se viver o verdadeiro “Pluxee Feeling”, de uma forma muito descontraída e alinhada com os principais valores que a empresa personifica. Afinal de contas, «ser Pluxee é aproveitar a vida ao máximo».
O “Picnix” foi apresentado por Abbadhia Vieira, actriz corporativa e directora na Happiness Mentality e Teatro Empresarial Motivador, que vestiu o papel de anfitriã e introduziu todos os oradores. Marco Paiva, Country Operating Director da Pluxee Portugal, deu as boas-vindas ao evento, que definiu como «um momento de agradecimento e de verdadeira celebração e conexão, valores que fazem parte do espírito da empresa».
Seguiu-se uma conversa entre Joana Garoupa, autora do livro “Manual de Sobrevivência para o Mundo Corporativo”, e Rui Bairrada, autor do livro “De Estafeta a CEO”. Os dois profissionais reflectiram sobre os principais marcos e pessoas da sua jornada corporativa, deixando importantes reflexões sobre como encarar a vida profissional: todos os “falhanços” fizeram sentido para as etapas que se seguiram; quando não se está contente no local de trabalho, há que assumi-lo perante as lideranças; um ambiente onde as pessoas podem ser criativas aumenta a produtividade; a felicidade no trabalho depende de cada um e a verdadeira conexão vem da empatia pelo outro.
Sempre a pensar nas pessoas, a Pluxee investe em práticas que reflectem o seu compromisso em ser um parceiro de confiança, inclusivo e sustentável, tanto para os seus colaboradores como para as comunidades em que opera. A Pluxee trabalha, igualmente, para reduzir o impacto ambiental da sua operação e, nesse sentido, já conseguiu reduzir as suas emissões em cerca de 16%, desde 2017, tendo como meta alcançar emissões zero até 2035. Em linha com essa meta, o Cartão Pluxee Refeição é 100% reciclado e carbono neutro, e a empresa promove políticas de redução do uso de papel nas suas operações.
A Pluxee valoriza, ainda, o bem-estar dos seus colaboradores e implementa políticas para fomentar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, como o programa “Somos Saudáveis”, que oferece aos colaboradores uma série de benefícios focados no bem-estar, incluindo uma plataforma de desafios de saúde, aulas e consultas com nutricionistas
Este artigo foi publicado na edição de Novembro (n.º 167) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.