NTT DATA cria programa de Desenvolvimento de Talento em IA generativa
A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, anunciou a criação de um Programa de Desenvolvimento de Talento em IA generativa (GenAI), que acelera as iniciativas de formação de colaboradores já em curso. O programa tem vários níveis de especialização em GenAI e foi projectado para ajudar a empresa a cultivar «de forma rápida e eficiente uma força de trabalho altamente qualificada, para apoiar os clientes a obterem o maior retorno possível da tecnologia GenAI».
A NTT DATA vai disponibilizar formação em GenAI a cerca de 200 mil colaboradores em todo o mundo e contribuir para a certificação de alto nível de pelo menos 15 mil profissionais em GenAI. Pretende fazê-lo até ao final do ano fiscal de 2024, duplicando esse número para 30 mil ou mais no ano fiscal de 2026. Estes especialistas em GenAI estarão alinhados para aconselhar e apoiar os clientes no desenvolvimento e implementação de soluções de GenAI.
A NTT DATA dá prioridade à formação e ao desenvolvimento dos seus colaboradores para que usem efectivamente a GenAI em vários casos de uso e no desenvolvimento de ofertas e propostas de serviço. O novo programa de desenvolvimento de talento estabelece um padrão global para a formação em GenAI, incluindo indicadores de avaliação padronizados para um conjunto de capacidades, bem como um roteiro de desenvolvimento profissional.
O programa compreende quatro níveis de especialização, que vão desde conhecimentos básicos sobre GenAI até níveis avançados para especialistas, que podem conduzir a inovações e implementações tecnológicas. Além disso, será disponibilizada formação personalizada de acordo com a função, nível de competências e especialização sectorial dos consultores, profissionais de vendas, programadores, utilizadores de IA generativa e outras funções.