Estas carreiras vão sobreviver à IA (e têm os salários mais altos). A sua está entre elas?

Goste-se ou não, a IA já chegou ao local de trabalho e traz oportunidades mas também acarreta riscos. Embora algumas carreiras anteriormente bem remuneradas já estejam a sentir a rápida invasão do software inteligente, outras podem estar seguras, noticia o The Telegraph.

 

Porém, o surgimento da IA ​​também deu origem a cargos até então impensáveis. No LinkedIn, os cargos de “head de IA” triplicaram globalmente nos últimos cinco anos, enquanto as funções que mencionam a IA mais do que duplicaram na Grã-Bretanha nos últimos dois.

De acordo com um estudo da PwC, quase um terço dos líderes empresariais britânicos espera que o software crie funções, e cerca de metade dos trabalhadores britânicos acredita que a IA terá algum impacto nos seus empregos nos próximos cinco anos.

O banco de investimento Goldman Sachs prevê que a IA poderá substituir o equivalente a 300 milhões de empregos a tempo inteiro a nível mundial nos próximos anos.

Num futuro próximo, os serviços de atendimento ao cliente serão feitos por um robô, enquanto os designers gráficos, programadores de computadores, escritores e professores poderão ver as suas funções consumidas, pelo menos em parte, por software. Algumas empresas juntaram a IA e a tecnologia de hologramas, substituindo o atendimento presencial por avatares digitais.

A preocupação generalizada é justificada. A IA traz oportunidades mas também acarreta riscos. Embora algumas carreiras anteriormente lucrativas já estejam a sentir a rápida invasão do software inteligente, algumas carreiras podem estar seguras.

Recorrendo a estudos publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Universidade da Pensilvânia, e inquéritos da Goldmann Sachs, os analistas de dados do motor de busca de emprego Adzuna identificaram vários cargos onde a remuneração resistiu ao advento da IA ​​– e classificaram-nos pelos salários em Dezembro de 2023.

Segundo a análise da Adzuna, os profissionais médicos especializados surgiram entre as funções mais bem remuneradas e mais bem isoladas do factor tecnologia. O salário médio dos médicos dentistas era de 113 576 libras (136 mil euros) por ano em Dezembro, em comparação com 102 842 libras (123 mil euros) no ano anterior – um aumento de 10,4%.

Oncologistas, pediatras, cirurgiões e parteiros também tiveram uma classificação elevada, com salários anunciados que variam entre as 55 e 100 mil libras (66 e 120 mil euros). No entanto, o salário médio para algumas funções tem diminuído ano após ano. Os salários nas vagas listadas para oncologistas desceram 8,4% e o dos parteiros 10,8%.

Os empregos que exigem raciocínio subjectivo, incluindo juízes e políticos, foram igualmente considerados protegidos da revolução da IA.

Os deputados recebem 86 584 libras (104 mil euros) por ano e, embora as vagas para juízes não sejam anunciadas nos locais de trabalho, podem esperar ganhar salários muito superiores a 100 000 libras (120 mil euros). A Adzuna listou 546 vagas para cargos executivos em Dezembro – e o salário médio aumentou 15,1% ano após ano – de 78 916 (95 mil euros) para 90 868 libras (109 mil euros).

Sem surpresa, o trabalho manual também foi considerado protegido da automatização. Os empregos de “colarinho azul”, incluindo perfurador de petróleo e técnico de tubagem (salário médio de 44 448 libras/53 mil euros), mecânico (42 862 libras/51 mil euros) e canalizador (39 039 libras/47mil euros) dominaram a lista. Operadores de grua e carpinteiros também tiveram uma classificação elevada.

Mesmo que as empresas que adoptam o futuro da IA ​​​​substituam parte da sua força de trabalho, espera-se que a presença do software gere empregos especificamente orientados para monitorizar a sua utilização. Profissões como engenheiros de prompt, Ethic officers e auditores de IA serão comuns num futuro próximo.

Em Dezembro, várias destas funções já tinham começado a figurar nas empresas, como machine manager, AI trainer e prompt engineer, com salários na ordem de 192.000 libras (230 mil euros).

Ler Mais