
Especial: Gestão de Talento e Employer Branding
Mudanças que trazem novos desafios
São vários os motivos que tornaram a gestão de talento e o chamado “employer branding” um desafio quer para as empresas, quer para os candidatos que procuram subir na carreira. Por isso, e para tomar consciência disso mesmo, é necessário identificar o que tem causado esta alteração, e o que ainda vai mudar.
Conheça também os casos dos CTT, Deloitte, L’Oréal, NOS, Popular, Talenter e TAP:
CTT
Os CTT são uma marca forte em termos de notoriedade e confiança junto do mercado. Os quase 500 anos de longevidade dão à marca a alavancagem necessária para encarar os desafios do presente e do futuro. Após um bem-sucedido processo de privatização, os CTT são uma das mais atractivas empresas para se trabalhar em Portugal.
Miguel Salema Garção, director de Marca e Comunicação dos CTT, conversou com a Human Resources sobre estes e outros temas
Deloitte
A Deloitte acredita que o conceito de Employer Brand não vive nem se reduz apenas à necessidade de recrutamento de talento. Significa antes o alcance e a capacidade de atractividade da marca, quer para actuais profissionais quer para potenciais candidatos.
A Human Resources falou com Gonçalo Simões, Partner & Recruitment leader da Deloitte Portugal.
L’Oréal
O Employer Branding da L’Oréal foi lançado há quatro anos sob o lema “Thrilling experience, Culture of excellence”. Mote que espelha a cultura e o que a empresa pode oferecer aos candidatos quando ingressam na casa L’Oréal.
Leia a entrevista com Charles Arkwright, director de Recursos Humanos da L’Oréal.
NOS
Como é que se cria de raiz um modelo de gestão de talento num grupo novo com dois mil colaboradores oriundos de duas empresas com uma forte identidade? A resposta está num inovador programa de desempenho e desenvolvimento “construído” por todos e para todos, que aposta em objectivos individuais. Estes são os princípios globais de uma estratégia de Recursos Humanos que a NOS lançou em 2015.
Banco Popular
A Marca Popular tem 90 anos de existência em Espanha e tem vindo a crescer de forma constante. Com esse crescimento, uma maior responsabilidade.
Talenter
A Talenter tenta diariamente traduzir nos projectos uma visão humana e de desenvolvimento dos colaboradores, quer da equipa externa (colaboradores em cedência temporária e em outsourcing) quer da equipa interna.
TAP
A formação e o desenvolvimento dos colaboradores são uma preocupação e uma prática constante e fundamental para o sucesso da TAP, estando alinhada com a política de valorização interna dos recursos humanos e com a estratégia da organização.
Leia tudo nesta edição da Human Resources Portugal.