Melhores práticas de Employer Branding em Portugal, o “Grande Potencial” da força de trabalho global do futuro e muito mais. A nova edição da Human Resources já está disponível

Antecipando a Employer Branding Conference, na primeira edição do ano damos a conhecer os melhores casos práticos de empresas nacionais e internacionais que assumiram o compromisso com o talento. Mas também não faltam as entrevistas, análises e estudos, e muito mais na 169.ª edição da Human Resources, já disponível online. Confira aqui o alinhamento completo. Chega às bancas na próxima segunda-feira.

 

Por ocasião da Employer Branding Conference, organizada pela Talent Portugal, que reúne, na Nova SBE, já no dia 28 de Janeiro, especialistas de diversos países para discutir as principais tendências e práticas globais de Employer Branding, a Human Resources, enquanto media partner, apresenta nesta edição um conjunto de casos práticos de empresas nacionais e internacionais, que inspiram pela diferença e demonstram o compromisso na atracção e “fidelização” do talento.

Nas entrevistas, destaque para a conversa com Nuno Troni, Business director de Search & Selection da Gi Group Holding Portugal, que não prevê um futuro “cor-de-rosa” para o mercado de trabalho, que vai precisar de menos pessoas a trabalhar. No presente, continuam os desafios para recrutar e encontrar as competências necessárias. Mas, mais do que tendências e desafios, também aponta caminhos.

Na rubrica Gestor de Pessoas, a protagonista é Sara Alberto, directora de Pessoas da Casa Mendes Gonçalves, detentora da Paladin, que partilha os valores que guiam o maior empregador do concelho da Golegã – humildade, família e inquietude, e defende que o sucesso organizacional depende de estratégias eficazes que coloquem as pessoas no centro das decisões.

Nesta edição de Janeiro, damos ainda a conhecer mais um “Português de sucesso no mundo”. Inês Ayer, fundadora do Studio Ayer, actualmente senior designer na Pentagram Design, em Nova Iorque, integrou a lista “30 under 30” da Forbes Portugal em 2024.

Partilhamos também as principais conclusões (e recomendações) do estudo “Força de Trabalho Global do Futuro”, promovido pela LHH | DBM, que foca as mudanças no mundo do trabalho a partir da perspectiva dos trabalhadores. Portugal não fez parte dos países estudados, mas Pedro Rocha e Silva, director-geral da LHH | DBM no país, analisou a aplicabilidade das principais conclusões à realidade portuguesa.

A Inteligência Artificial obviamente não pode ficar de fora e, nesta edição, a análise recai sobre a sua aplicação na área da Gestão de Pessoas, num artigo de Arménio Rego, professor catedrático e director do LEAD Lab da Católica Porto Business School, e Camilo Valverde, professor auxiliar na Católica Porto Business School.

No artigo internacional do MIT Sloan Management Review, a reflexão incide sobre a diversidade, equidade e inclusão (DEI) e aponta três prioriades para os líderes se tornarem melhores aliados contra a discriminiação.

Nas Boas Práticas, apresentamos o Grupo Aveleda, a primeira “empresa familiarmente responsável” do sector vinícola, com mais de 150 anos de vida, construída ao longo de várias gerações de proprietários e colaboradores. No Case Study, contamos a história de um grupo de colaboradores da Efacec que se tornaram bombeiros.

Georg Dutschke, partner da Purpose Lab, examina a correlação entre a existência de uma cultura de propósito e uma maior capacidade para reter talento.

E volta a rubrica “Estórias com Propósito”, com Afonso Borga, responsável de Responsabilidade Social da Auchan Retail Portugal, que reflecte sobre a importância de escutar, procurar entender, e cuidar da espera de quem nos rodeia.

Nos conteúdos branded, a abordagem personalizada do Your Hotel & Spa Alcobaça.

E muito mais, numa edição a não perder.

Confira o alinhamento completo aqui

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