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O propósito organizacional e a retenção de talento. Conheça os resultados do estudo (e as empresas que de destacam) esta quarta-feira
Os resultados do estudo de 2024 do PurposeLab, que avalia a existência de um cultura de propósito e o respectivo impacto na rentabilidade e sustentabilidade das organizações, evidenciam que as organizações com uma cultura de propósito têm mais capacidade para reter o talento. As conclusões vão ser dadas a conhecer esta quarta-feira.
Por Georg Dutschke, Partner Purpose Lab
Uma organização que não tenha um propósito e não contribua para o bem-estar da sociedade terá menos capacidade de reter o talento em 30% quando comparada com as organizações onde os colaboradores reconhecem a existência de uma cultura de propósito.
Esta é uma das conclusões do estudo realizado em Portugal pelo Purpose Lab no ano 2024, que contou com a participação de aproximadamente oito mil profissionais que avaliam a existência de uma cultura de propósito nas organizações e o respectivo impacto na rentabilidade e sustentabilidade das mesmas.
O propósito organizacional pode ser entendido como a razão significativa e duradoura para a existência de uma organização, alinhada com os resultados financeiros de longo prazo, que permite um contexto claro para a tomada de decisões do dia-a-dia e proporciona uma verdadeira empatia entre os stakeholders relevantes (Hurth et al. 2018).
Outros autores (Rey et al. 2019) consideram que o propósito organizacional expressa o impacto positivo e o legado que uma empresa pretende deixar neste mundo. O cumprimento do propósito pessoal dentro do propósito organizacional é a essência das organizações verdadeiramente orientadas para o propósito.
Para medir a existência de uma cultura de propósito nas organizações, o Purpose Lab utiliza um modelo próprio, com validação cientifica, que considera três dimensões (Propósito Organizacional, Propósito na Função, Propósito Pessoal) numa análise de 98 variáveis. O modelo permite verificar a existência de uma cultura de propósito e o seu impacto na sustentabilidade da organização, avaliando, entre outras variáveis, a capacidade para reter talento.
Para avaliar a retenção de talento, o Purpose Lab utiliza duas metodologias. Uma pergunta de escala que mede a intenção de sair da organização e um modelo preditivo de oito variáveis que prediz a intenção de sair entre 0% e 100%. As metodologias são complementares, pois a primeira permite uma resposta com base “no momento” e a segunda uma análise mais estruturada da real vontade de sair. Avaliar apenas o momento pode não ser totalmente verdade, pois num dia bom a vontade de sair é pequena, mas num dia mau pode ser elevada.
Da análise aos resultados de 2024 é possível retirar, desde já, um conjunto interessante de conclusões:
Nas organizações onde os colaboradores reconhecem uma cultura de propósito a vontade de sair (avaliação no momento) é de – 47%;
Nas organizações onde os colaboradores reconhecem uma cultura de propósito a probabilidade de sair é de – 30%;
Existe uma correlação negativa forte (-0,51) entre a existência de uma cultura de propósito e a vontade de sair. Significa que quanto maior é o reconhecimento da existência da cultura de propósito, menor é a vontade de sair da organização; R Existe uma correlação negativa (-0,46) entre a existência de uma cultura de Propósito na Organização e a vontade de sair;
Existe uma correlação negativa (-0,42) entre a existência de uma cultura de Propósito na Função e a vontade de sair;
Existe uma correlação negativa forte (-0,51) quando existe um alinhamento entre o Propósito Pessoal e Propósito Organizacional e a vontade de sair.
Fica claro que as organizações com uma cultura de propósito têm mais capacidade para reter o talento. Consideramos que estas conclusões, entre muitas outras, são de grande importância para a gestão das organizações. Num momento em que reter talento é cada vez mais um desafio para as organizações, é fundamental que estas entendam, com métricas, as razões pelas quais os profissionais decidem ficar ou não na empresa.
Existem muitos estudos que demonstram a importância de variáveis como, entre outras, trabalho flexível, remuneração, felicidade organizacional, mas poucos são os trabalhos de investigação que procuram entender a importância de culturas de propósito na retenção dos colaboradores. Hoje, todos nós estamos mais atentos ao bem-estar da sociedade e mais dispostos a trabalhar e consumir produtos de organizações que assim pensem e actuem em conformidade.
O propósito do Purpose Lab é criar conhecimento profundo que permita às organizações implementar culturas de propósito organizacional, como ferramenta de gestão e, desta forma, serem mais rentáveis e sustentáveis.
Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº.169) da Human Resources, nas bancas.
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