O novo paradigma das carreiras com propósito

Por Joana Carvalho, autora do livro “Seja o CEO da sua Carreira”

Nas últimas décadas, o conceito de carreira passou por uma transformação significativa: no passado a ideia de ter um emprego estava intrinsecamente ligada à segurança financeira e à estabilidade; à medida que o mundo evolui, a procura pelo propósito tornou-se um factor central na vida profissional. Historicamente, a carreira era vista como uma escalada hierárquica organizacional, onde os colaboradores se dedicavam a uma única empresa ao longo das suas vidas, investindo tempo e energia em cargos que, embora oferecessem segurança, frequentemente não proporcionavam satisfação e realização pessoal.

Com a globalização e a digitalização, o cenário de trabalho mudou drasticamente, as gerações Millennial e Z têm desafiado as normas estabelecidas, priorizando valores como a flexibilidade, a autenticidade e, acima de tudo, o propósito. A crescente valorização do bem-estar mental e emocional tem levado a reconsiderarem as suas escolhas profissionais e a optarem pelo alinhamento entre o trabalho e vida pessoal, reflectindo muito mais as suas paixões e valores.

O novo paradigma das carreiras com propósito representa uma transformação na forma como as pessoas percepcionam o trabalho e a realização pessoal. O propósito pode actuar como um motor motivacional, levando os indivíduos a empenharem-se mais nas suas funções e a procurarem um maior desenvolvimento contínuo. Cada vez mais, os profissionais que procuram um propósito para as suas carreiras, tendem a ser mais motivados, criativos e satisfeitos, contribuindo directamente para o seu próprio bem-estar e para a construção de ambientes empresariais mais desenvolvidos e sustentáveis.

Esta mudança é uma oportunidade para empresas e indivíduos repensarem as suas abordagens em relação ao trabalho porque implica, entre outras coisas, mudar, por exemplo, hábitos de trabalho disfuncionais muitas vezes enraizados na cultura das empresas. É importante que as organizações percebam, o quanto antes, os impactos desta mudança de paradigma para actuar de forma preventiva naquela que é a sua proposta de valor para os seus colaboradores actuais e nas suas políticas de atracção de novos talentos.

Sabendo à partida que este paradigma desperta nos profissionais a procura por empresas que partilhem os seus valores e que tenham uma cultura que promova o bem-estar, a diversidade e a inclusão. Muitos destes profissionais desejam estar envolvidos em projectos que tenham um impacto social significativo, seja por meio de trabalho voluntário, iniciativas de sustentabilidade ou serviços que melhorem a vida das pessoas. Como parte deste propósito, destacam-se ainda a procura de desenvolvimento pessoal e profissional, com a valorização crescente de empresas que oferecem oportunidades de crescimento contínuo, e também a tão falada e desejada flexibilidade, uma vez que estes profissionais se debatem por um estilo de vida equilibrado, que permita a conciliação entre vida pessoal e profissional e, por isso valorizam empresas com ambientes flexíveis e que permitam autonomia para gerirem o seu tempo e as suas responsabilidades.

Como posso encontrar o propósito na carreira?

O propósito no trabalho está ligado à sensação de significado, cada vez mais os profissionais procuram mais do que “um emprego”: anseiam um projecto que lhes traga uma missão, satisfação e um sentido de realização. Partilho algumas etapas que podem ajudá-lo/a a descobrir o seu propósito:

Reflexão pessoal: reserve tempo para pensar sobre as suas paixões, os interesses e valores. Pergunte-se a si mesmo/a o que realmente é importante para si e o que o faz sentir-se realizado/a.

Identifique as suas competências: faça uma lista das suas competências e talentos. Avalie como pode usar essas competências para contribuir para algo maior.

Explore as suas experiências: reflicta sobre experiências passadas que foram significativas. O que aprendeu com elas? Que papel desempenhou? Isso pode ajudá-lo/a a entender onde se sente mais conectado/a.

Defina seus os valores: identifique quais são os seus valores fundamentais e certifique-se de que o seu trabalho esteja alinhado com esses valores.

Pesquise e inspire-se: procure informação, leia, assista a palestras e converse com pessoas que admira e que o/a inspiram. Aprender sobre as trajectórias de outras pessoas pode inspirá-lo/a a encontrar o seu próprio caminho.

Experimente novas actividades: desafie-se, não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Fazer formações ou participar em palestras e workshops pode abri-lhe novas prespectivas e ajudá-lo/a a descobrir novas paixões.

Estabeleça metas: depois de ter uma ideia do seu propósito, defina metas claras e alcançáveis. Para que este objectivo, de procura e descoberta, se concretize e não aconteça de forma aleatória, e por vezes pouco controlada, é pertinente e saudável pensar num percurso – num possível projecto pessoal, onde também se inclui o projecto profissional – com sentido e propósito para a sua vida.

Procure orientação e feedback: converse com amigos ou familiares sobre as suas ideias e objectivos. Considere a hipótese de procurar um mentor ou coach que lhe pode oferecer orientação e ajudá-lo/a a desenhar o seu plano sobre o que deseja alcançar.

Seja paciente: A descoberta do propósito é um processo pessoal e muitas vezes transformador, que pode levar tempo e pode evoluir ao longo da sua vida, seja receptivo/a e aberto/a a mudanças e novos caminhos.

Actue: Por fim, comece a implementar mudanças, mesmo que pequenas, que o/a aproximem do seu propósito. A acção é fundamental para transformar a reflexão em realidades significativas. Lembre-se de que o propósito é uma jornada e não um destino fixo, por isso esteja disposto/a a explorar e adaptar-se ao longo do percurso.

Encontrar um propósito pode ser o primeiro passo para uma carreira mais gratificante e significativa, beneficiando não apenas o indivíduo, mas também a sociedade.

Obviamente que transição do emprego para o propósito pode apresentar desafios: a pressão financeira, o medo da instabilidade e as expectativas sociais podem dificultar essa mudança. No entanto, é importante lembrar que o caminho para a realização profissional é uma jornada, e cada passo dado em direcção ao propósito vale a pena. Este caminho poderá não ser o mais fácil, vai certamente travar algumas batalhas internas e externas, ao longo do percurso vai encontrar algum julgamento e reprovação, mas vai com certeza servir de inspiração para alguém, que o/a vai valorizar por ter seguido o que o/a faz feliz!

Ler Mais