Está a pensar despedir-se? Quer fazê-lo de forma a criar impacto? Veja se tem coragem para usar alguma destas sugestões

Segundo um inquérito recente 46% dos trabalhadores manifestaram o desejo de deixar os seus empregos, reporta a Quartz.

 

Qualquer profissional que tenha tido uma experiência laboral negativa terá “sonhado” repreender a chefia, dizer tudo aquilo que lhe vai na alma e bater com a porta.

Por vezes, os motivos para sair podem ser relativamente insignificantes – o trabalho pode ser insatisfatório ou aborrecido. No entanto, noutros casos, estar num ambiente tóxico pode fazer com que “sair porta fora” pareça a única opção viável.

Durante a pandemia, houve uma onda de pessoas a abandonar os seus cargos – um fenómeno que alguns rotularam de “great resignation” (a grande demissão). Os especialistas, incluindo o professor Anthony Klotz, que cunhou o termo, acreditavam que o fenómeno chegaria ao fim no início de 2024. No entanto, um estudo recente do LinkedIn e da Microsoft revelou que este ano 46% das pessoas queriam deixar os seus empregos face aos 40% de 2021.

São várias as razões pelas quais os trabalhadores querem deixar os seus cargos. Apesar dos esforços levados a cabo para acolher as mulheres no local de trabalho, por exemplo, quase metade de todas as profissionais relatou ter sofrido assédio laboral em 2024, de acordo com o relatório “Women in the Workplace” da McKinsey’s & Company.

Ainda que a maioria envie mails ou cartas educadas de despedimento, algumas pessoas têm a coragem e o sentido de humor para o fazer usando métodos mais “radicais”, como os descritos abaixo.

 

Contratar alguém para o fazer por si

No Japão, a escassez de mão-de-obra levou alguns empregadores a rejeitarem as tentativas de trabalhadores descontentes se despedirem. Felizmente, a empresa Exit encontrou uma solução. Os trabalhadores podem pagar 200 dólares e a Exit despede-se no lugar deles. O negócio tem sido um sucesso, com 10 mil despedimentos anualmente, informou o Wall Street Journal.

 

Trazer uma banda de rua

Joey DeFrancesco tornou-se uma sensação viral no auge da Grande Recessão, ao trazer uma banda de rua para se despedir. «Andei a lutar contra as condições de trabalho durante algum tempo e a tentar organizar um sindicato», disse DeFrancesco à ABC News em 2011. «Andava sempre às turras com a administração e sabia que se era para lhes dar o prazer de ir me embora, tinha de ser em grande estilo.» DeFrancesco despediu-se de forma triunfal e um vídeo do incidente rapidamente ganhou visualizações no YouTube.

 

Dançar em grande estilo

A escritora Marina Shifrin está cada vez mais frustrada com o seu trabalho, escrevendo “artigos irrelevantes sobre celebridades” enquanto sofre “assédio constante” por parte da chefia, revelou o New York Times. Ansiosa por se vingar do seu empregador, que dava prioridade a produzir conteúdo e obter visualizações em vez de produzir trabalho de alta qualidade, em 2013 Shifrin despediu-se ao filmar-se a dançar “Gone”, de Kanye West, e partilhar o vídeo no YouTube.

“Acredito que é mais importante focarmo-nos na qualidade do conteúdo”, explicou Shifrin na legenda do seu vídeo. “Quando aprender a melhorar isso, as visualizações virão. Aqui está um pequeno vídeo que fiz para explicar os meus sentimentos.”

 

Saltar pela janela

Após ouvir o seu manager na cadeia de fast-food Wendy’s referir-se a ela como uma “causa perdida”, Maria Kukulak cansou-se. Já tinha planeado sair depois de acabar de varrer e esfregar o chão, mas ouvir o comentário do gerente levou-a a sair imediatamente. Filmou-se a sair pela janela do drive-thru do Wendy’s.

“Hoje, o meu gerente disse que sou uma causa perdida”, legendou Kukulak num vídeo do incidente partilhado no TikTok. “Ajudem-me a provar que ele está errado tornando isto viral.”

 

Gelados grátis para todos

Em Fevereiro de 2020, Nelly, gerente da McDonald’s, estava a perder a paciência. “Não tenho funcionários suficientes”, explicou ela num vídeo do TikTok, antes de puxar a manivela da máquina de gelados. “Vamos ver o quão grande podemos tornar este cone! Desafio do cone grátis”, exclamou, antes de entregar os gelados aos clientes surpreendidos que paravam no drive-thru. “Vou despedir-me! Gelados grátis para toda a gente!”

Ler Mais