Há uma nova plataforma de benefícios flexíveis. E assenta na personalização

A WTW apresentou a sua nova plataforma de benefícios flexíveis, EmbarkFlex, que coloca no centro das decisões quem mais importa: as pessoas.

 

No Epic Sana Marquês Hotel, em Lisboa, Miguel Albuquerque, head of Health & Benefits Portugal, deu as boas-vindas e destacou o aumento da relevância da área dos benefícios não só para as empresas mas também para os colaboradores.

Elsa Carvalho, head of Business Development, fez uma retrospectiva das principais transformações que decorreram nos últimos 20 anos – ano em que foi lançada a 1.ª ferramenta de benefícios flexíveis em Portugal, a My Ben Flex.

Da tecnologia aos espaços de trabalho, passando pela evolução das expectativas dos profissionais e das empresas e até mesmo pela forma como nos relacionamos, alertou que «não vale a pena olhar para o presente com as lentes do passado».

Seguidamente, Ana Amado, head of Flex Benefits, fez um breve enquadramento do cenário actual respeitante ao tema.

Com base em estudos recentes efectuados pela WTW, partilhou as principais preocupações dos colaboradores no que concerne a compensação: salário, segurança e flexibilidade ocupam o top 3, imediatamente seguido por benefícios.

Do lado das empresas, as principais preocupações são a competição por talento e o aumento de custos. Considerando a actual escassez de talento e o facto de 2,3 milhões de pessoas em idade activa viverem fora de Portugal, Ana Amado destacou que a importância dos benefícios registou um aumento de 13% entre 2017 e 2024.

Ainda que a relevância de cada benefício varie consoante o ponto de vista do colaborador ou da empresa, alguns são comuns como os seguros de saúde e dos planos de pensões/ poupanças de longo prazo.

Uma apresentação em vídeo do funcionamento da plataforma EmbarkFlex mostrou os quatro pilares que o sustêm: escolha e personalização de benefícios conforme as necessidades individuais; flexibilidade e simplicidade ao longo das várias etapas de vida do colaborador; customização e valor real numa óptica de transparência; e suporte integração.

Após testemunhos de alguns clientes, como a REN, Unipartners, The Navigator Company e MSD, Ana Amado abordou os desafios para o futuro, como impulsionar a eficiência e melhorar o portefólio de benefícios, com maior foco na saúde e bem-estar.

Nuno Arruda, head of Portugal da WTW, encerrou o evento.

Ler Mais