Financial Times elege cidade portuguesa como a melhor da Europa na atracção de investimento estrangeiro (e não é Lisboa)

O Porto foi novamente distinguido pelo Financial Times como a melhor cidade europeia do futuro em matéria de estratégia de atracção de investimento directo estrangeiro (FDI, na sigla em inglês), na categoria de FDI Strategy – Grandes Cidades, avançou o Jornal de Negócios.

 

Este é o quarto ano consecutivo em que o Porto está entre as “Cidades Europeias do Futuro” eleitas pelo jornal britânico, depois de ter caído da liderança para o segundo lugar no ano passado.

«Na edição de 2025, a política de atração de investimento do município superou a de Antuérpia (Bélgica), Glasgow (Escócia), Leeds (Reino Unido), Düsseldorf (Alemanha) ou Torino (Itália)», realça a Câmara do Porto em comunicado.

«É com um profundo e sustentado sentimento de conquista que o Porto recebe, uma vez mais, esta ilustre distinção, prova da capacidade que a cidade tem para desenvolver uma estratégia de promoção de investimento que se mantém, consistentemente, como uma das mais bem-sucedidas da Europa», afirma Rui Moreira, presidente da autarquia.

De acordo com a publicação, atribuída anualmente pela fDi Intelligence, uma publicação do Financial Times, a distinção premeia a estratégia de cidades e regiões europeias, avaliando os resultados no último ano e as políticas em vigor para os alcançar.

A fDi Intelligence considerou o Porto «um importante núcleo de talento nos domínios da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, assim como um emergente centro de negócios digitais inovadores na Europa», cita o município.

A cidade de Braga foi também novamente distinguida como uma das “cidades de futuro”, na categoria de FDI Strategy – Small Cities, mantendo o segundo lugar do ranking conquistado no ano passado, ficando desta vez apenas atrás de Basel (Suíça).

A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” terá lugar a 11 de Março, em Cannes, França, no decurso do MIPIM, uma das maiores feiras de investimento imobiliário da Europa.

Ler Mais