Portugal tem sete hubs entre os mais inovadores da Europa

Portugal tem sete incubadoras e aceleradores na lista dos principais hubs de startups na Europa em 2025, quem o diz é a mais recente edição do ranking Europe’s Leading Start-up Hubs, publicação colaborativa entre o Financial Times, a Sifted e a Statista.

A Fábrica de Unicórnios de Lisboa destaca-se no Top 20, alcançando a 17ª posição. Do ranking Europe’s Leading Start-up Hubs 2025 também fazem parte a Startup Braga, que ocupa a 31ª posição na lista, assim como o Instituto Pedro Nunes (IPN), que ocupa o 42.º lugar.

Ainda no top 100 surge a Lisopolis (Associação para o Polo Tecnológico de Lisboa), que ocupa a 62.ª posição; a BGI (Building Global Innovators) que está na 67.ª posição; a Startup Leiria na 68.ª posição. A fechar a participação nacional está a Casa do Impacto. A incubadora de impacto da Santa Casa da Misericórdia está na 90.ª posição.

Na sua segunda edição, o ranking publicado pelo Financial Times e compilado pela Statista e Sifted conta com 150 hubs europeus. O centro de inovação alemão UnternehmerTUM lidera a lista pela segunda vez. Segue-se o Station F, um campus francês para startups, em segundo lugar, e o alemão Start2 Group fecha o “pódio”.