Ana Gama Marques, MEO: «As pessoas são o activo mais difícil de replicar.»

Ana Gama Marques, directora de Pessoas e Organização da MEO, destaca que «cada vez mais, as organizações percebem que um dos maiores activos que podem ter nas suas organizações são as pessoas, o activo mais difícil de replicar».

 

«“Qual o papel dos gestores de Pessoas nas organizações” é um dos temas abordados no último Barómetro. O papel dos gestores de Pessoas evoluiu significativamente ao longo dos últimos anos, passando de um papel mais operacional para um papel mais preponderante ao nível da estratégia. Inicialmente, eram focados em processos operacionais, como o processamento salarial, a gestão de modelos de carreiras tradicionais ou a resolução de conflitos. Actualmente, espera-se muito mais dos gestores de Pessoas.

Hoje, os gestores de Pessoas desempenham um papel vital no desenho e desenvolvimento de carreiras e percursos profissionais alinhados com as necessidades do negócio, no desenvolvimento de lideranças, na implementação de academias de formação e desenvolvimento alinhadas com a estratégia de negócio. Simultaneamente, requalificam os colaboradores para as novas tecnologias como a inteligência artificial, a criam culturas organizacionais fortes, bem como benefício que, no âmbito da retenção dos colaboradores, sejam valorizados, impulsionando directamente o desempenho e a competitividade das empresas no mercado.

Os gestores de Pessoas devem entender profundamente o negócio, as suas metas e desafios, para alinhar as práticas de gestão de talentos e garantir que as estratégias de Recursos Humanos contribuem directamente para o alcance dos objectivos de negócio, impulsionando a performance e a competitividade.

Assistimos a uma evolução da estratégia das organizações, em que cada vez mais colocam as pessoas como um dos seus pilares estratégicos, ou colocam a atracção e a retenção de talento como um dos objectivos do seu plano estratégico. Cada vez mais, as organizações percebem que um dos maiores activos que podem ter nas suas organizações são as pessoas, o activo mais difícil de replicar.

São elas que geram inovação, resolvem problemas e impulsionam o crescimento. O seu conhecimento, capacidades e criatividade são insubstituíveis, tornando-as a base do sucesso empresarial. Embora tecnologias e processos possam ser replicados, a capacidade humana de adaptação, colaboração e liderança não pode ser facilmente copiada.

Analisando o Barómetro e a resposta às questões “Em 2025 qual será o papel dos Gestores de Pessoas nas Empresa?” e “Que influência irá assumir o Gestor de Pessoas na estratégia do negócio em 2025?”, observamos que, relativamente à primeira questão, 25% responderam estratégico e 40% transformacional, na segunda questão observamos que 61% responderam que a influência é elevada e 21% muito elevada. O Barómetro reforça que o papel dos gestores das Pessoas vai ser importante para que as organizações enderecem os seus objectivos de negócio.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro (nº. 170) da Human Resources, nas bancas.

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