
Há 10 competências que as empresas querem ver no seu currículo (são essenciais à contratação)
Num mercado de trabalho difícil, as competências podem ajudá-lo a diferenciar-se dos demais candidatos, avança a CNBC Make It.
«As competências estão a tornar-se cada vez mais a força motriz por detrás das decisões de contratação», afirma Andrew Seaman, editor do LinkedIn para emprego e desenvolvimento de carreira, acrescentando que «50% dos recrutadores no LinkedIn estão a utilizar explicitamente dados de competências para preencher as suas funções».
O site lançou recentemente o seu relatório “Skills on the Rise”, apresentando as 15 que estão a tornar-se mais populares. O LinkedIn mediu a popularidade como uma combinação de pessoas que as adicionaram aos seus perfis individuais, com que frequência aparecem entre os candidatos contratados e com que frequência aparecem nas vagas de empregos.
Aqui estão as 10 principais:
- Literacia em IA
- Resolução de conflitos
- Adaptabilidade
- Optimização de processos
- Pensamento inovador
- Falar em público
- Vendas baseada em soluções
- Engagement e apoio ao cliente
- Gestão de stakeholders
- Desenvolvimento e aplicação de Large Language Model (LLM)
Quando se trata de competências relacionadas com a IA, como a literacia e o desenvolvimento de LLM, «não me surpreende que estas sejam as principais competências que os empregadores procuram», diz Gorick Ng, consultor de carreiras de Harvard. «Na era do ChatGPT e de tantas outras ferramentas, os líderes perguntam-se cada vez mais: “como posso fazer mais com menos?”.»
Os empregadores também estão sempre à procura de pessoas que tenham melhorado competências interpessoais, como a resolução de conflitos e a gestão de stakeholders, para garantir relações fortes no local de trabalho. «Se estiver numa função de vendas ou a trabalhar com clientes, a capacidade de falar em público de forma eficaz é uma competência realmente necessária», diz Angelina Darrisaw, coach de carreira e fundadora e CEO da C-Suite Coach.
Para garantir que os empregadores sabem que tem estas competências, lembre-se de dar exemplos no seu currículo e listá-las no seu perfil LinkedIn. «Os membros do LinkedIn que listam cinco ou mais competências nos seus perfis recebem até 5,6 vezes mais visualizações de perfil dos recrutadores», garante Seaman.
Da mesma forma, na entrevista de emprego, onde os potenciais empregadores estarão a observar as competências interpessoais em particular, «esteja preparado com exemplos de como implementou» a adaptabilidade, o pensamento inovador, entre outros, conclui.