Sabe o que é Ghostworking? Parece ser uma nova tendência (mais de 90% dos colaboradores fazem-no)

Cerca de 92% dos profissionais procuram emprego durante o expediente, de acordo com um estudo da Resume Now, plataforma online que oferece ferramentas para a criação de currículos, que entrevistou mais de 1000 colaboradores nos Estados Unidos. Esta tendência, conhecida como “ghostworking”, mostra até onde os profissionais vão para manter suas opções abertas nm mercado de trabalho incerto.

 

O estudo mostra ainda que 24% dos profissionais editam currículos durante horário de trabalho, utilizando computadores da empresa devido à rapidez e softwares disponíveis.

Já 23% dos colaboradores candidatam-se a vagas usando os computadores corporativos, 20% atendem telefonemas de recrutadores directamente do escritório e 19% saem para entrevistas de emprego, utilizando atestados médicos ou folgas pessoais.

Além da procura activa, os profissionais desenvolvem estratégias elaboradas para parecerem ocupados no escritório, 23% andam com cadernos pela empresa para dar a impressão de estarem focados em alguma tarefa; 22% escrevem aleatoriamente para parecer que estão a trabalhar; 15% põe o telefone no ouvido sem estar a falar com alguém e 12% marcam reuniões falsas para evitar tarefas.

O principal factor que motiva este fenómeno parece ser uma crise de trabalho com propósito. Quando os profissionais não têm expectativas claras, tarefas com significado ou envolvimento genuíno com a sua função, é natural que comecem a procurar alternativas.  A pressão para parecer ocupado gera um ciclo tóxico, em que os colaboradores se sentem obrigados a demonstrar produtividade, em vez de entregar resultados reais.

Com a confiança a ser posta à prova dos dois lados, o estudo revela que o ghostworking vai além de uma tendência passageira, é um alerta para os empregadores e uma tática de sobrevivência para milhões de profissionais.

Ler Mais