APDC cria prémio para dar apoio a projectos para atrair e reter mais mulheres no sector Tecnológico

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, lançou o Prémio Women Shaping Tech. A iniciativa pretende dar palco, reconhecimento e apoio financeiro a projetos que contribuam para atrair e reter mais mulheres no sector tecnológico.

Este prémio resulta de uma angariação conjunta de fundos, promovida pela APDC junto dos seus associados e parceiros, que visa mobilizar o ecossistema tecnológico nacional para um compromisso activo com a diversidade e a inclusão. A iniciativa conta com o apoio da .PT, Accenture, AWS, DXC Technology, Google, Inetum, NOS, NTT Data e Vodafone, entidades que se associaram desde o início à causa da diversidade no setor tecnológico e contribuíram financeiramente para o fundo que irá apoiar as iniciativas seleccionadas.

Ao valor reunido através destes apoios acrescem também as verbas de bilhética angariadas através dos bilhetes especiais Women in Tech para o Congresso, reforçando a capacidade de apoiar projectos com impacto real no terreno.

O levantamento das iniciativas no terreno está a ser realizado pela STEM Women Association, organização internacional dedicada à promoção da igualdade de género nas áreas STEM, com a qual a APDC se associou neste esforço. Será com base nas iniciativas mapeadas que serão selecionadas aas que apresentam maior necessidade de investimento, de forma a escalar e aumentar o seu impacto. Os projetos selecionados serão anunciados no dia 8 de outubro, durante o STEM Women Congress Lisboa 2025, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, um evento organizado pela STEM Women Association, ao qual a APDC se associa no momento de reconhecimento público.

«O Women Shaping Tech é mais do que um prémio. É um compromisso colectivo com o futuro. Sabemos que não há verdadeira inovação sem inclusão e queremos estar ao lado de quem está a abrir caminho para mais mulheres na tecnologia», afirma Sandra Fazenda Almeida, directora Executiva da APDC.

«É fundamental que surjam iniciativas como esta, que reconhecem e potenciam projectos que estão no terreno a trabalhar pela inclusão. A SWAR é uma ferramenta criada para mapear essas acções e dar-lhes maior visibilidade, e é muito positivo ver a APDC associar-se a este esforço de forma tão concreta», refere Eva Diaz, fundadora da STEM Women Congress.

As candidaturas podem ser feitas aqui.

Ler Mais