Impact Hub e Montepio apresentam novo projecto de empreendedorismo

É nas instalações do Museu da Carris, em Alcântara, que vão nascer as próximas startups portuguesas de impacto social e ambiental, uma vez que é o local escolhido pelo Impact Hub Lisbon e Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) para a incubadora de cariz social.

 

Com o objectivo de apoiar os melhores projectos de empreendedorismo de impacto social e ambiental, o Impact Hub Lisbon dá acesso a uma rede nacional e internacional de parceiros, recursos e programas, que conta com o apoio da CEMG enquanto banco da economia social.

As instalações do Impact Hub Lisbon, em Alcântara, terão espaço para 150 pessoas, divididas entre cowork, escritórios privados e lounge, e integram salas de reuniões e uma zona para eventos. Qualquer empreendedor pode fazer parte da comunidade Impact Hub Lisbon e as empresas podem ter um Hub privado, para três a quatro pessoas. Os membros desta comunidade podem ainda beneficiar de programas de incubação, aceleração e scaleup, bem como de eventos e programas de formação feitos à medida das suas necessidades. E a partir do momento que internacionalizam os seus projetos passam a ter acesso a um espaço de trabalho onde quer que exista um Impact Hub, seja em Lisboa, ou em qualquer outra das mais de 80 cidades.

«Portugal está estrategicamente posicionado para ser uma referência a nível internacional no empreendedorismo de impacto, quer devido ao seu posicionamento geográfico, reunindo assim todas as condições para ser um Hub entre a Europa/África e as Américas, quer a nível de acesso à inovação. Os empreendedores portugueses são dos mais inovadores a nível mundial e, muitas vezes o que lhes falta é um pouco de ambição, apoio e ajudar no passo de internacionalização e crescimento. É essa a diferença que queremos trazer», afirma Filipe Portela, Lead Entrepreneur do Impact Hub Lisbon.

Como explica João Lopes Raimundo, administrador da CEMG, «acreditamos que as startups são um motor de inovação e de crescimento económico, de competitividade e de criação de emprego qualificado, e acreditamos que estas startups dedicadas à economia social têm ainda outra valência: resolverem problemas sociais ou melhorarem a forma como as sociedades se solidarizam, aos mais diferentes níveis. Por isso, há um alinhamento total entre o que é a atividade da CEMG e o Impact Hub no apoio a iniciativas de impacto nacional e internacional, de modo a que estas se tornem atividades sustentáveis e capazes de enfrentar com sucesso os desafios sociais e ambientais atuais e futuros». E acrescenta ainda: «Queremos apoiar a criação da Farfetch da economia social».

A CEMG, já reconhecida pela sua vertente de economia social, tem vindo a patrocinar diversos projectos de empreendedorismo social e a acompanhar outros de elevado potencial de impacto e escala como são o caso do Color Add, da Academia de Código ou do Speak. Através desta nova parceria, a CEMG pretende apoiar o desenvolvimento de novas startups de impacto, estando presente nas suas várias fases como júri de ideias ou como mentor, e promovendo o cowork e o networking, de forma a acompanhar a sua progressão no sentido da sustentabilidade e do impacto duradouro das soluções sociais e ambientais que criam. A isto junta-se uma oferta de produtos e serviços financeiros necessários para apoiar os empreendedores na correcta gestão dos seus projectos.

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