O compromisso de Sustentabilidade da L’Oréal Portugal

A apresentação do programa de sustentabilidade “Sharing Beauty with all” realizou-se no dia 23 de Março, nos Montes Claros, em Monsanto (Lisboa). Inês Caldeira, country manager da companhia, explica as principais metas e as vitórias alcançadas.

Por TitiAna Amorim Barroso

 

 

A L’Oréal compromete-se a metas exigentes em relação ao desenvolvimento sustentável e impacto nos colaboradores e na sociedade.

Quais são as metas?

«Até 2020, os colaboradores da L’Oréal a nível mundial terão acesso a cuidados de saúde, protecção social e formação, onde quer que se encontrem e independentemente dos standards dos países onde operam», esclarece Inês Caldeira.

Até 2020, a companhia tenciona criar condições para que mais de 100 mil pessoas de comunidades desfavorecidas tenham emprego, o equivalente a toda a força de trabalho do Grupo. Recordo que conta com 77 mil colaboradores em 13 países.

 

Alguns compromissos e vitórias já alcançadas pela equipa portuguesa:

Escritório sustentável:

«Renovámos o nosso edifício no último ano e fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance para melhorar a nossa pegada ambiental e dar um espaço mais moderno aos colaboradores», conta Inês Caldeira.

A transformação da sede da L’Oréal num “edifício sustentável” permitiu reduzir as emissões de CO2 em 46,13%, melhorar a eficiência energética (+42% de eficiência na iluminação) e na climatização (+105% no calor e +87% no frio), entre outros programas para integrar a reciclagem em todos os materiais usados na sede.

Todas as marcas comercializadas pela L’Oréal em Portugal, um total de 30, contribuem também para esta transformação, apoiando comunidades e causas relacionadas com a realidade da empresa.

 

Promover formação e emprego, promover o solidarity sourcing, reduzir poluição e recursos naturais.

Portugal não é excepção e esta estratégia de sustentabilidade é visível em projectos tão diversos como os programas de responsabilidade social implementados pela empresa com os mais de 100 mil portugueses apoiados com doações de produtos de cuidados e higiene, e a diminuição da pegada ambiental que resulta das obras em conclusão na sede da empresa, em Miraflores.

O projecto “Embeleza o teu Futuro”, um programa de formação e empregabilidade, em parceria com a Adecco, Progma e Sapana, lançado em Julho de 2016. Dirigido a jovens desempregados, contou na sua primeira temporada com a participação de 71 jovens desempregados há mais de um ano ou em condição socioeconómica vulnerável, da zona da grande Lisboa. Em apenas 5 meses o projecto potenciou a sustentabilidade financeira de 42 participantes, quer por via de um contrato de trabalho para outrem, quer por via da criação do seu próprio negócio. A segunda edição do programa dará início em Abril.

«É um programa 100% nacional, que dá resposta a uma problemática do país muito concreta. A taxa média de desemprego em Portugal no segundo semestre de 2016 foi cerca de 10,8%, mas os números são significativamente diferentes quando consideramos as pessoas com menos de 35 anos, a taxa atinge os 39,2%. É realmente um problema social importante. Ao lançar este projecto a L’ Oréal Portugal tem como missão contribuir  para melhorar estes dados estatísticos, consolidando assim o seu compromisso de empresa cidadã», sublinha Inês Caldeira.

 

Responsabilidade social:

No âmbito das suas iniciativas de responsabilidade social, por exemplo, Garnier Ambre Solaire desenvolveu a iniciativa “Hora do Sol Saudável” que, em 2016, reverteu parte do seu volume de vendas num donativo de 100 mil euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em 2016, a L’Oréal Portugal tornou-se signatária do UN Global Compact Network Portugal, uma rede portuguesa das empresas subscritoras dos 10 princípios United Nations Global Compact, cujas preocupações assentam nas áreas dos Direitos Humanos, Práticas Globais, Protecção ambiental e Anticorrupção.

 

Programa “Share & Care”:

«Este Programa tem quatro grandes pilares: Cuidado, Bem-estar, Protecção e Balanço. Ao nível da Protecção vou dar alguns exemplos: seguro de vida, seguro de acidentes pessoais, plano de pensões, plano de poupança reforma. Ao nível do Cuidado: seguro de doença, campanhas anti-tabágicas. Ao nível do Balanço: prémio de maternidade, bolsa do bebé, family sales day. Ao nível do Bem-estar: L’Oréal Care, damos o dia do aniversário, horário de Verão, fruta, serviço de unhas, pilates e cabeleireiro. Mas também se trabalha», garante a country general manager de Portugal.

 

Acompanhe o que anda a ser feito no Grupo L’Oréal em matéria de Sustentabilidade.

Ler Mais