Best Workplaces, InterContinental Lisbon: «Juntos, vamos mais longe! Juntos, inspiramos o incrível!»

3º Lugar – 101-200 Colaboradores

A empresa hoteleira dá prioridade a «uma cultura organizacional inclusiva» e defende a diversidade e o crescimento pessoal dos colaboradores.

O InterContinental Lisbon assume-se como um “Great Place To Work” muito devido à sua equipa de trabalho. Assente numa «cultura organizacional inclusiva e acolhedora», Vítor Silva, director de Recursos Humanos da empresa, garante que dentro do espaço laboral «promove-se a diversidade, o espírito e o respeito mútuo entre todos».

Além disso, o responsável considera que existe «uma filosofia de trabalho de proximidade», na medida em que a organização valoriza a importância de «dar voz a todos os colaboradores ». Para isso, explica que apostam em «dinâmicas de um ambiente de trabalho divertido e aberto, onde todos, sem excepções, têm espaço para crescer, para pertencer e para marcar a diferença».

A organização de hotelaria coloca em prática estratégias diferenciadoras, que estão em consonância com o propósito e o valor da sua missão. «Valorizamos a humanização, a partilha, o compromisso e as expectativas individuais, pois acreditamos que apenas uma equipa feliz pode atingir objectivos e resultados positivos. Estamos envolvidos no apoio às comunidades locais e adoptámos práticas sustentáveis, que são fundamentais para um futuro mais promissor, tanto para nós como para as gerações vindouras», acrescenta Vítor Silva.

Ainda sobre as especificidades da empresa, a «capacitação, valorização e potencialização são os motes que inspiram o InterContinental Lisbon a ser um hotel único e responsável». Seguindo este raciocínio, o executivo recorre à expressão «True Hospitality for Good» para explicar que esta é uma parte integrante dos valores do hotel. «Cuidamos dos nossos colaboradores, das comunidades e do planeta. Lideramos pela inspiração de fazer o que é certo; de mostrar que nos importamos; de procurar superar; de celebrar a diferença e de trabalhar melhor em equipa», salienta.

Estratégia e práticas

No actual contexto hoteleiro, «as empresas começam a compreender que o recurso mais valioso é o capital humano». E foi com base nesta premissa que o InterContinental Lisbon pautou a sua gestão pela valorização dos colaboradores. «O maior capital da nossa empresa são as pessoas, aquelas que, a cada instante, lidam directamente com os clientes», realça o profissional.

Foi precisamente por isso que o hotel criou o programa “Let’s Go Further Together” que integra a filosofia da organização: «Cultura For ALL». Independentemente do género, cultura, nacionalidade, religião ou sexualidade, todos os colaboradores têm direito a participar e a ter acesso ao programa de hard and soft skills da organização. O foco está na diversidade e contratação de talentos pelo potencial – uma prática que a empresa defende «começar logo no recrutamento e na selecção do InterContinental Lisbon».

Relativamente à estratégia, Vítor Silva assume que a qualificação, a capacitação e a formação são factores-chave para o sucesso e inovação do hotel. «Temos práticas de atracção e de retenção de talentos pautadas por compromissos de desenvolvimento. As prioridades da nossa gestão passam pela avaliação e monitorização constante da satisfação e motivação das nossas pessoas», explica.

Paralelamente, o responsável também deixa claro que a empresa faz uma avaliação do clima e da cultura organizacional. O objectivo passa por deixar uma marca positiva no planeta: «o mundo molda a nossa cultura, inspira diariamente a nossa marca e representa o nosso compromisso de fazer a diferença, quer para os nossos colaboradores, quer para clientes e comunidades, enquanto protegemos o mundo à nossa volta ». Com uma equipa diversificada e inclusiva, com diferentes culturas, origens e histórias, explica que o desejo é o mesmo para todos os colaboradores: «Fazer mais e melhor.»

No leque das estratégias e boas práticas sociais, o InterContinental Lisbon defende que tem vindo a dar maior relevância às iniciativas e aos projectos que promovam um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. «Promovemos abordagens de gestão do stress, comunicação e desempenhos, em que destacamos o nosso programa “Mais Perto de Ti”, onde oferecemos orientações ao nível da saúde social, mental, física e financeira», defende o profissional.

Transformações e desafios

No que concerne aos maiores desafios do ano passado, o director de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon apontou as «rápidas mudanças nas preferências e na demografia da força de trabalho», assim como as dificuldades sentidas para fazer face à situação económica ou para gerir as emoções que resultaram dos conflitos à escala global.

Relativamente à forma como as transformações no sector têm vindo a influenciar as práticas de gestão de pessoas no hotel, o executivo explica que é fundamental existir confiança entre colaboradores e chefias. «Os líderes têm credibilidade, mostram respeito e são justos, o que ajuda a gerar experiências de orgulho e camaradagem. Por isso, desenvolvemos estratégias e políticas sociais pautadas em práticas desenvolvidas para dar uma experiência positiva aos colaboradores», esclarece.

Nesse âmbito, o hotel disponibiliza programas de desenvolvimento e formação para todos os colaboradores do grupo. «Temos a vantagem de pertencer a uma companhia internacional, como a InterContinental Hotels Group (IHG), e as soluções que temos à disposição de todos são quase ilimitadas. Através das plataformas “Merlin” e “MyLearning”, por área de intervenção ou de forma transversal, temos programas, temáticas e conteúdos de formação excepcionais, que estão em linha com as ambições, expectativas e necessidades de cada um», afirma.

Além disso, a empresa promove também oportunidade de consolidação e experiências diferentes para os colaboradores, através do “My InterContinental Lisbon Passaporte”, um programa que convida os trabalhadores a fazer Cross Training ou Cross Exposures. Mais recentemente, foi lançada a IHG University, que é composta por quatro universidades especializadas com ofertas personalizadas para o público-alvo. Todos os programas de formação e desenvolvimento estão também em consonância com o propósito e a missão do grupo hoteleiro: «True Hospitality for Good».

Satisfação dos colaboradores

A prioridade actual da empresa na gestão de pessoas passa por criar oportunidades de desenvolvimento, valorização, reconhecimento e retenção de talentos. «Somos rápidos a acompanhar as mudanças e resilientes na gestão do “salário emocional”. Promovemos benefícios únicos e exclusivos e envolvemo-nos no suporte às comunidades locais, assim como criamos dinâmicas e práticas de sustentabilidade para um futuro mais promissor para nós e para as próximas gerações», sublinha.

No que respeita à forma como é recolhido o feedback dos trabalhadores, Vítor Silva diz que é feito através de grupos de trabalho, onde se promove «uma comunicação aberta e o envolvimento dos colaboradores nos mais variados projectos da empresa». Prova disso, assegura, são as existências do Comité de Diversidade e Inclusão, do Comité Hotel Champions, do Comité Brilliant Team e do Comité Green Engage.

No primeiro caso, é composto por colaboradores e tem como objectivo fomentar boas práticas de gestão. O segundo é formado por um representante de cada equipa, que propõe melhorias nos departamentos para assegurar uma política de comunicação transparente e próxima com as chefias. O terceiro é constituído por líderes que se reúnem mensalmente para partilhar ideias, iniciativas e novos programas com o intuito de destacar os serviços e produtos da empresa. O último é composto por colaboradores que promovem práticas de sustentabilidade ambiental em conjunto com as comunidades locais.

Para além disto, o responsável também destaca as seguintes medidas: a adopção de práticas de trabalho flexíveis; o bem-estar e saúde mental dos colaboradores; o investimento em tecnologias; a capacitação e desenvolvimento contínuo dos colaboradores; o investimento em infraestruturas e espaços comuns; a melhoria da comunicação interna e o feedback regular sobre as estratégias de retenção de talentos.

Por fim, o director de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon sustenta que ser um “Great Place to Work” aumenta a visibilidade e eleva também o sentido de responsabilidade da empresa. «Os nossos melhores cartões de visita são as pessoas. São as que vivem o nosso hotel e que nos motivam a fazer cada vez mais. Vivemos uma cultura, em que assumimos o mote: “Juntos, Vamos Mais Longe! Juntos, Inspiramos o Incrível!”», conclui o profissional.

Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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