
Quer ajudar a mapear o impacto real da Inteligência Artificial? Participe neste estudo
A Quidgest, multinacional tecnológica de origem portuguesa, anuncia o lançamento da edição 2026/2027 do seu Observatório Internacional.
Depois de uma primeira edição centrada no impacto da IA na transformação digital, esta nova edição vai além da simples adopção tecnológica para temas como governação, responsabilidade, autonomia dos sistemas, interoperabilidade, soberania dos dados e impacto real no negócio.
O Observatório aprofunda o papel dos agentes de IA (sistemas capazes de planear e executar tarefas) e as condições em que a sua utilização é considerada aceitável, segura e eficaz.
«A inteligência artificial deixou de ser um tema exclusivo das TIC ou de engenheiros e programadores; é hoje uma questão central para gestores, empreendedores, profissionais de todas as áreas e estudantes que procuram construir uma carreira com futuro, num mundo marcado por incerteza geopolítica, pressão regulatória e rápidas transformações no trabalho e na economia», refere Cristina Marinhas, CEO da Quidgest.
«Faz parte do ADN da Quidgest procurar compreender estas transformações, em Portugal e no mundo, e partilhá-las com a sociedade, contribuindo para um debate informado sobre temas que precisam de estar na ordem do dia. Este Observatório é um trabalho que desenvolvemos com gosto e sentido de responsabilidade para compreender o que está a acontecer no terreno, apoiar decisões mais conscientes e manter um debate que vai além da tecnologia, reflectindo-se na forma como desenhamos, confiamos, delegamos e governamos sistemas cada vez mais autónomos, acrescenta.
Para participar basta responder ao questionário disponível aqui.
A participação é anónima e está aberta a pessoas e organizações de qualquer país. O questionário demora menos de 10 minutos a responder e ficará disponível até 31 de Março, estando a apresentação dos resultados prevista para o final do primeiro semestre do ano.
Quem responder ao questionário do Observatório Quidgest 2026-2027, terá acesso aos resultados do Observatório Quidgest 2024-2025, que reúne perspectivas de 35 países, 51 gráficos comentados e 24 tendências-chave que ajudam a compreender como a IA está a influenciar decisões, modelos operacionais e estratégias digitais a nível global.