Ainda não usufruiu do cheque de 750 euros para formação digital? Prazo foi novamente prolongado
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) alargou o prazo para a candidatura à iniciativa Cheque Formação + Digital até 30 de Junho. Esta é a terceira vez que o prazo é alargado.
Lançado em 2023, o prazo inicial estava previsto para 30 de Setembro de 2025, mas foi alargado três meses, até Dezembro, e agora por mais seis meses, avançou o Público.
O Cheque Formação + Digital é um apoio disponibilizado pelo Estado, através do IEFP, para promover o desenvolvimento de competências digitais, estimulando a manutenção dos postos de trabalho, a progressão e a empregabilidade da população nacional.
Com esta medida, é possível reembolsar, com um apoio máximo de até 750 euros, os trabalhadores que realizem acções de formação em competências digitais à sua escolha, nomeadamente em áreas como cibersegurança, redes sociais ou análise de dados.
A candidatura consiste num pedido de reembolso feito através do portal do IEFP e o apoio engloba «as despesas com a frequência de acções de formação profissional”. Contudo, «não é garantido que as mesmas sejam objecto de aprovação», de acordo a entidade responsável pelo projecto.
Podem candidatar-se trabalhadores por conta de outrem, empresários e sócios de sociedades unipessoais, freelancers e trabalhadores independentes, independentemente da profissão ou grau académico. Não é obrigatório que o regime destes cursos seja exclusivamente presencial, pode ser misto (presencial e à distância); no entanto, uma formação que seja totalmente online não é elegível para este apoio.