
Docente da Universidade Católica distinguida com Prémio Europeu de Excelência na Educação
Sílvia Caldeira, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE) da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida com um prémio europeu na área do ensino em enfermagem: SIGMA European Award of Nursing Excellence in Education 2026.
Este reconhecimento distingue o percurso académico e pedagógico de Sílvia Caldeira, bem como o impacto do seu trabalho na formação avançada de enfermeiros, valorizando práticas educativas inovadoras, investigação de qualidade e contributos para o desenvolvimento da disciplina.
Para Sílvia Caldeira esta distinção representa «o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído ao longo de vários anos, com estudantes, colegas e parceiros académicos, sempre com o objectivo de promover uma formação em enfermagem rigorosa, humanista e cientificamente fundamentada.»
Docente na Universidade Católica Portuguesa desde 2008, Sílvia Caldeira lecciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com especial enfoque nas áreas da investigação em enfermagem, enfermagem avançada, espiritualidade em saúde e classificações em enfermagem. Desde 2024 exerce funções como directora do doutoramento em Enfermagem e integra a direcção da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo do seu percurso académico, orientou 31 dissertações de mestrado e 13 teses de doutoramento.
A distinção será entregue durante a Conferência Europeia da Sigma, que decorrerá em Kuopio, na Finlândia, em Junho, reunindo especialistas e líderes internacionais na área da saúde. O prémio é atribuído pela Sigma Europe, braço europeu da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, uma organização científica internacional dedicada à promoção da excelência em enfermagem.
Fundada em 1922, a Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing é a segunda maior organização mundial de Enfermagem, reunindo mais de 100 mil membros activos e 600 capítulos em instituições de ensino e organizações de saúde em todos os continentes, incluindo a Europa.