Como gerir a Geração Z na Era da IA? Implemente estas quatro prioridades

A Geração Z está a moldar o futuro do trabalho com a forma como utiliza a IA generativa, e como se sente em relação a ela. Se pretende liderar ou gerir estes trabalhadores mais jovens de forma eficaz, concentre-se em quatro prioridades principais.

A Harvard Business Review partilha quatro dicas-chave:

Reconheça a ambivalência em relação à IA

Embora a maioria dos jovens adultos utilize a IA regularmente, muitos preocupam-se com o facto de esta tornar as pessoas mais preguiçosas e menos inteligentes. Não são contra a tecnologia — estão ansiosos com os seus efeitos a longo prazo. Leve estas preocupações a sério e não as descarte como resistência à mudança.

Não proíba o uso da IA, oriente-o.

Um em cada seis trabalhadores da Geração Z diz usar IA mesmo quando instruído para não o fazer. As proibições não funcionam. Em vez disso, crie orientações claras e práticas. Ajude a sua equipa a compreender quando a IA pode ser utilizada, como deve ser divulgada e onde acrescenta mais valor.

Elimine o medo do desconhecido

Os utilizadores frequentes preocupam-se menos. Incentive a experimentação e a experiência prática. Quando as pessoas vêem o que a IA pode fazer, muitas vezes a ansiedade é substituída por conhecimento e confiança.

Destaque casos de utilização que melhorem as capacidades

Mostre como a IA pode apoiar — e não substituir — o pensamento crítico, a criatividade e a aprendizagem. Concentre-se especialmente na forma como ela liberta tempo para trabalho significativo e ligações humanas mais profundas.

Ler Mais