
Três benefícios do contacto intergeracional no trabalho
Num mercado de trabalho onde várias gerações convivem lado a lado, desde os Baby Boomers à Geração Z, o contacto intergeracional assume um papel estratégico nas organizações. De facto, embora promover a colaboração entre gerações possa ser, actualmente, um dos principais desafios para as empresas, pode ser também muito benéfico para construir ambientes de trabalho mais equilibrados, humanos e preparados para o futuro.
Assim, a Sesame HR, plataforma all-in-one de gestão de recursos humanos (RH), partilha três benefícios do contacto e da colaboração entre diferentes gerações no trabalho:
1. Transferência de conhecimento e aprendizagem mútua: estimular a convivência entre diferentes gerações facilita a partilha de experiências, do contexto histórico e de boas práticas. Se, por um lado, trabalhadores mais experientes podem ter um maior conhecimento do negócio, os profissionais mais jovens dominam, à partida, as novas tecnologias com maior facilidade. Promover a convivência entre trabalhadores de diferentes gerações acelera a troca de conhecimentos e fortalece a inteligência colectiva da organização.
2. Aumento da inovação e da capacidade de resolução de problemas: equipas intergeracionais tendem a abordar desafios a partir de múltiplos pontos de vista, de acordo com as suas experiências. Através deste contacto, é possível promover a troca de ideias, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Esta diversidade de perspectivas contribui para tomar decisões de forma mais informada, desenvolver soluções mais inovadoras e tornar as equipas mais resilientes.
3. Fidelização das equipas e reforço do sentimento de pertença: ambientes que valorizam colaboradores de todas as idades promovem uma maior inclusão, respeito e colaboração. De facto, quando os profissionais sentem que os seus contributos e experiência, independentemente da sua idade, é reconhecida e valorizada, o envolvimento, a motivação e a fidelização do talento aumentam de forma significativa.