As profissões do futuro

Urbanização, Tecnologias Inteligentes e Socialização são as tendências de empreendedorismo a ter em conta já a partir deste ano. Esta é a conclusão dos especialistas presentes no evento “Global Innovation and Leadership”, no Brasil. Se estas são as áreas de negócio de futuro são, também, as áreas onde se encontram as profissões do futuro.

“O tripé entre energia, Tecnologias da Informação e novas tecnologias tem a responsabilidade de liderar o movimento green + smart, ou seja, a tendência de negócios que sejam inteligentes e que abordem a questão de meio ambiente na sua concepção”, explica Márcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo, em declarações à revista brasileira Exame. Assim, deter competências que aliam a tecnologia e ecologia serão uma mais-valia no futuro.

A urbanização é outra das tendências já que as megacidades vão ser uma realidade. Em 2020, segundo o estudo da Frost & Sullivan, haverá 30 destes aglomerados urbanos pelo mundo. Assim, há novas possibilidades de negócio na criação de cidades inteligentes. Áreas como logística ou energia vão fazer a diferença.

“A proximidade via redes sociais, telecomunicações e troca de dados é uma tendência cada vez mais forte”, assevera Márcio de Oliveira Santos Filho. A socialização com recurso a tecnologias é outra das áreas a que os empreendedores estarão atentos e será uma das competências mais requisitadas no futuro.