Inovação na Comunicação Interna

“Inovação em Comunicação Interna” foi o tema do 10.º Get Together promovido pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI).

O encontro contou com testemunhos da IBM, McDonald’s e Deloitte e com a moderação do professor José Manuel Seruya, da Universidade Católica.

“A comunicação interna não fala de si própria, deve servir um bem maior, que é a empresa, o bem-estar pessoal e profissional dos seus colaboradores, a sua estratégia, a sua sustentabilidade. É por isso necessário inovar”, afirmou José Manuel Seruya. Ana Margarida Ximenes, country manager da Inforpress acrescentou “os Get Together têm trazido a comunicação interna para a ordem do dia. A evolução é tão positiva que conseguimos reunir 200 profissionais a partilhar o que de melhor se faz em Portugal”.

Testemunho da IBM:

Para inovar na comunicação interna, a IBM adoptou o Jam, uma iniciativa online para promover a inovação colaborativa com impacto empresarial e social, a nível mundial. Os Jams da IBM consistem num brainstorming com a duração de 72 horas que podem reunir online colaboradores, parceiros comerciais, clientes, etc, dependendo do objectivo. “Todos os Jams realizados até hoje, na IBM e em clientes, contribuíram decisivamente para a estratégia da empresa”, assevera Lara Campos Tropa, responsável pela comunicação interna e executiva da IBM.

Testemunho da McDonald’s:

A cadeia de restaurantes McDonald’s tem uma idade média de colaboradores que varia entre os 18 e 23 anos, e a marca aproveitou este factor para usar canais de comunicação diferentes do habitual. Foi lançada uma plataforma online em Portugal, o site Netpausa, exclusivo para os funcionários dos restaurantes McDonald’s.“Este site utiliza uma imagem e uma linguagem perfeitamente adequadas ao meio e ao target, permitindo aos nossos colaboradores uma relação única e exclusivacom a marca. Neste momento o projeto já tem uma nova fase – uma rede social exclusiva, que irá colocar em contacto os colaboradores da McDonald’s da Europa”, afirmou Ana Mariani, supervisora sénior de comunicação da McDonald’s.

Testemunho da Deloitte:

A Deloitte apresentou uma iniciativa desenvolvida em todo o mundo durante o campeonato mundial da África do Sul em 2010. A iniciativa recorreu a uma plataforma existente, a Fantasy Footbal para levar a comunidade Deloitte a “vibrar” com o Campeonato do Mundo internamente. Foi criada a liga Deloitte Fantasy Football para colaboradores, clientes, universitários, familiares e amigos, e cada utilizador tinha uma equipa na plataforma. Consoante o desempenho das equipas, os utilizadores acumulavam pontos para chegar a vencedores mundiais ou de cada país.

“Foi o maior evento mundial na história da Deloitte, onde conseguimos promover o trabalho de equipa e celebrar a diversidade cultural da marca unindo, de uma forma lúdica, os nossos cerca de 182 000 profissionais, espalhados em mais de 150 países”, comentou Maria Filipa Matos, supervisora responsável pela comunicação interna da Deloitte.

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