A anos-luz do desejável
Num comentário aos resultados da XXVII edição do Barómetro Human Resources, Ana Porfírio, directora de Recursos Humanos da Jaba Recordati, reconheceu a importância da existência de um propósito nas organizações com o qual os colaboradores se identifiquem.
«A importância do propósito nas organizações tem vindo a ganhar relevo em Portugal, sobretudo na última década. Primeiro nas empresas internacionais e, mais recentemente, também nas nacionais. Os resultados do barómetro reflectem isso mesmo, com respostas esmagadoras de mais de 82% à pergunta “A sua empresa tem um propósito?” e de 98,6% (juntando as respostas “muito importante” e “importante”) ao reconhecimento da importância da existência de um propósito na organização. Parece-me no entanto que a materialização deste propósito está ainda a anos-luz destes resultados. Basta fazermos uma pesquisa rápida a sites e comunicações institucionais de algumas empresas para perceber que o propósito ainda não surge descrito junto da missão, visão e valores das mesmas. Ora, se a guerra pelo talento e, mais tarde, a sua retenção, são uma batalha diária para os departamentos de Recursos Humanos, porque não se comprometem as organizações, desenhando e comunicando o seu propósito de forma clara e transparente aos seus stakeholders? Está na altura de se subir o próximo degrau, sob pena de estarmos a não conseguir atrair e também a perder os melhores recursos por força desta omissão que, de acordo com estes resultados, é tão relevante para todos.»
Este testemunho foi publicado na edição de Setembro da Human Resources, no âmbito do XXVII Barómetro.