“A encruzilhada na Gestão de Pessoas” em destaque na edição de Abril da Human Resources. Já disponível

Em Abril, o destaque de capa vai para a cobertura da XXVII Conferência Human Resources, na qual especialistas de diferentes sectores debateram o tema “A encruzilhada na Gestão de Pessoas”. Mas, de entrevistas ao Barómero, há muito mais para ler e explorar nesta edição 160, que já está disponível online. Chega às bancas esta sexta-feira, dia 26.

 

Entre os mais de uma dezena de especialistas que enriqueceram o programa da 27.ª edição da Conferência Human Resources (que se realizou no passado mês de Março), ficam claras as poucas certezas sobre o futuro, pois todos os olhos estão concentrados no caminho, que já está a ser feito. Não deixe de ler a reportagem completa.

Nas entrevistas, destaque para a conversa com Suzana Curic, country leader da Amazon Web Services Iberia, que tem claras duas prioridades: a transformação digital nas empresas e o sentimento de pertença das suas equipas.

Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Julia Denzel, directora de Pessoas e Cultura da Tabaqueira/PMI Portugal, que destaca que Portugal é «um dos mercados mais bem-sucedidos, cativantes e interessantes» da PMI, e que as suas pessoas estão no centro do sucesso do negócio.

Destaque ainda para a 52.ª edição do Barómetro Human Resources, com resultados interessantes. E optimistas: do turnover e absentismo à utulização da inteligencia artifical (IA) e expectativas sobre a criação e destruição de emprego, passando pelas competências.

Também sobre  IA, apresentamos os resultados do mais recente estudo da Randstad Research: “A IA e o mercado de trabalho português”, mote ainda para o terceiro episódio de 2024 da HR Talk, que teve como convidados Ana Pinto, head of Customer Service na Generali Tranquilidade; Marta Dias, directora de Gestão de Pessoas do INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), e Pedro Sousa, director de Vendas & Operações, Outsourcing, da Randstad Portugal.

Nas Estórias com Propósito – rubrica que estreamos este ano – damos a conhecer a história de Rita Romão, directora de Marketing, Projectos e Parcerias da Fundação EDP, mas que afinal não é a sua história, mas a das pessoas que se cruzaram no seu caminho quando trocou uma férias à Tunísia por uma viagem de ajuda humanitária quando eclodiu a guerra na Ucrânia.

No habitual artigo internacional do MIT Sloan Management Review, a análise recai sobre a construção de uma cultura do “meio para fora” e, nos nacionais, a equipa Purpose Lab aborda a importância do propósito organizacional.

No “Em foco”, damos a conhecer a caminhada de Portugal rumo à implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e o cenário não é animador: estamos a ficar para trás no cumprimento dos Objectivos de Desenevolvimento Sustentável (ODS).

Espaço ainda para duas rúbricas habituais: nas “Boas Práticas” damos a conhecer a Chep, a “empresa das paletes azuis” certificada Top Employer pelo sétimo ano consecutivo; e no “Case Study” o foco vai para o Banco de Horas do Doutor Finanças, que tem um novo público-alvo, os estudantes universitários.

Nos conteúdos branded e especiais, vários temas: Clima Organizacional (Fidelidade), Employee Experience (Sabseg), Comunicação Interna (Generali Tranquilidade), Oursourcing (Randstad); e ambientes de trabalho de excelência (Great Place to Work).  Nos cadernos especiais, dois temas em destaque: Índice da Excelência (B-Training Consulting, CA Seguros, CUF, Moneris e Zurich) e Employer Branding (Altice, KPMG, Lusíadas Saúde, On Portugal e Prio).

É mais uma edição repleta de conteúdos que não vai mesmo querer perder.

 

Confira o alinhamento completo aquiE, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.

Ler Mais