A idade da reforma aproxima-se. Sabe o que deve fazer? Este guia esclarece todas as dúvidas

O pedido de reforma é muitas vezes um processo que envolve alguma burocracia e períodos de espera por resposta e entrega da pensão. Nesse contexto, surgem diversas dúvidas sobre quem tem direito a esta remuneração. Que anos é que contam para a reforma? Como é que eu sei quanto vou receber? Quando é que são pagas as pensões de velhice? Por ocasião do Dia Internacional do Idoso, que se celebra amanhã, dia 1, o Comparaja criou o “Guia da reforma 2022” para responder a todas as questões enumeradas acima (e mais).

 

Desde a definição de conceitos-base aos apoios adicionais da reforma, passando por investimentos para a reforma, apoios complementares à pensão de velhice e recomendações, este documento pretende ajudar todos os pensionistas, mas também aqueles que convivem diariamente com os mais idosos.

Entre os conteúdos disponíveis, estão informações sobre:

Reforma
Nesta secção poderá saber tudo sobre o pedido de reforma, as condições de reforma antecipada, quanto e quando poderá receber de pensão. Caso desconte para a Caixa Geral de Aposentações ao invés da Segurança Social pode também consultar como tratar da sua reforma neste guia.

Apoios complementares
Sabia que pode acumular a pensão de velhice com outras remunerações? Existem diversos apoios complementares a que poderá ter direito. Nesta secção irá conhecer alguns deles como a pré-reforma, a pensão de sobrevivência e o complemento por dependência, entre outros.

Investir para a reforma
Se ainda não reúne todas as condições para pedir a pensão de velhice, ainda está mais do que a tempo para investir e poupar para os anos após o término da sua carreira.

Seja através de um PPR ou de um certificado de reforma, existem diversas formas através das quais poderá acumular um dinheiro extra para esta etapa da sua vida.

 

O Guia da reforma 2022 está disponível para download em formato PDF aqui.

Ler Mais