Menos de 10% das empresas em Portugal tem um Score ESG elevado (mas entre as três componentes, há uma que se destaca pela positiva)

Apenas 9% das empresas em Portugal atingem um Score ESG elevado, medido com base nas suas práticas nos três pilares ESG – Ambiental, Social e de Governance. A conclusão é da Informa D&B, que desenvolveu este indicador e analisou cerca de 237 mil PME e microempresas.

 

Estas empresas, para além de constituírem a maioria do tecido empresarial (62%), são também aquelas sobre as quais existe menos informação relacionada com este tema, visto a publicação não ser ainda obrigatória para empresas desta dimensão.

O Score ESG é um indicador da posição de cada empresa relativamente ao seu sector, tendo por base variáveis como as práticas em relação aos recursos ambientais, os compromissos sociais com os seus próprios colaboradores, os seus fornecedores, clientes e a comunidade em geral, assim como a transparência financeira e da comunicação da empresa com as autoridades e com os restantes stakeholders.

De acordo com a análise da Informa D&B, e além dos 9% de empresas com Score ESG elevado, 22% têm um Score ESG médio-alto, 38% médio, 21% reduzido e 10 mínimo. Entre as três áreas ESG, a componente ‘Social’ é aquela onde maior percentagem de empresas têm um Score elevado ou médio-alto, com 33% das empresas.

Existem diferenças relevantes entre os diversos sectores de actividade, quer na avaliação geral, quer em relação a cada um dos componentes das práticas ESG – Ambiental, Social, Governance.

Serviços empresariais é o sector com maior percentagem de empresas com Score ESG elevado (14%) e menor com Score mínimo (4%). Este sector tem também 29% de empresas com Score médio-alto e apenas 15% com Score reduzido. No extremo oposto, a Agricultura e outros recursos naturais tem 16% de empresas com Score mínimo e apenas 5% com Score elevado.

Existe uma relação entre o Score ESG e o desempenho das empresas. Entre as empresas com Score ESG elevado, quase 90% tem um resultado líquido positivo, uma percentagem que vai descendo à medida que desce também o Score ESG. A mesma relação existe com o volume de negócios – quanto maior o Score ESG, maior é a percentagem com um crescimento médio do volume de negócios positivo, de acordo com a análise realizada aos anos entre 2019 e 2022.

Há uma relação nítida entre a dimensão das empresas e o Score ESG, que é superior nas empresas de maior dimensão. Nas médias empresas, cerca de três quartos tem um Score ESG médio-alto ou elevado, e apenas 6% tem um Score mínimo ou reduzido.

Entre as microempresas, apenas 29% têm um Score ESG médio-alto ou elevado, enquanto 33% tem um Score mínimo ou reduzido.

Ler Mais