A inteligência emocional é cada vez mais valorizada na altura de contratar. São estas as perguntas que os recrutadores fazem para avaliar (prepare-se)

Há questões comuns em entrevista que os recrutadores coloca para avaliarem a inteligência emocional do entrevistado. Portanto, é importante ir bem preparado. O Alerta Emprego mostra que perguntas são essas e como responder.

Tome nota:

1. Fale-me sobre um conflito de trabalho que tenha tido
Este tema leva o recrutador a entender o seu processo de pensamento ao abordar um problema. Assim, procura avaliar a percepção do candidato sobre o seu papel e o papel de outras pessoas na solução do problema.

Para responder a esta questão pode usar o método STAR, ou seja, descreva a situação (S), explique a sua tarefa (T), exponha as acções que realizou (A) e apresente os resultados (R).

2. Fale-me sobre um contratempo que tenha tido e como lidou com ele
Esta questão mostra a sua resiliência. Alguém com elevada inteligência emocional usa os contratempos para adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo, sobre os outros e sobre os processos no local de trabalho.

Assim, isso irá ajudar a evitar problemas semelhantes e a ter sucesso quando voltar a acontecer. Já quem tenha um nível baixo de inteligência emocional, acaba por enrolar o problema, culpar os outros e tentar mudar as circunstâncias.

Os recrutadores procuram analisar como reage a um contratempo. Se ficou agitado, se criticou os seus colegas, se deixou o problema avançar para não lidar com ele, por exemplo. Aqui, mais uma vez, pode usar o método STAR para estruturar sua resposta. Apenas evite falar mal dos seus colegas e não se esqueça de enfatizar os resultados e aprendizagens.

3. Como reage quando um colega o desafia numa reunião?
Um elemento-chave para mostrar a inteligência emocional é identificar quando se sente chateado e escolher estrategicamente o que fazer a respeito disso, ao invés de reagir instintivamente. Esta questão é a oportunidade para os recrutadores entenderem como avalia e aborda uma situação.

A forma como responde revela a sua capacidade de regular as suas emoções quando está perante uma situação complicada. Para responder, escolha um exemplo real e explique as emoções que sentiu nesse momento.

4. Como se adapta a um novo ambiente de trabalho?
As pessoas com alto nível de inteligência emocional investem nas relações com os seus colegas e chefes desde o primeiro dia. Se a sua resposta se concentrar na construção de relacionamentos, em vez das suas tarefas, demonstra que valoriza o trabalho em equipa.

Além disso, a sua resposta dará ao entrevistador uma noção de sua autoconsciência e capacidade de ler dicas sociais num novo ambiente. Pode dar exemplos de outros momentos em que entrou num novo ambiente de trabalho e explicar como se integrou na equipa e no seu trabalho.

Assim, a melhor resposta é aquela que reflecte o seu eu autêntico, para garantir ao recrutador que corresponde ao ambiente da empresa.

5. Descreva os seus pontos fortes e fracos
É certo que na entrevista terá alguma pergunta desde género, mesmo que colocada de outra forma. A ideia não é perceber a sua força ou fraqueza, mas sim a sua honestidade, autoconsciência, capacidade de receber feedback e motivação para crescer.

6. Como mantém o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
Esta questão é essencial para mostrar que valoriza a sua própria saúde mental e cuida de si. Leve esta pergunta a sério. O seu sucesso significa que será mais produtivo a longo prazo, que ajudará a promover um ambiente saudável e positivo. Os recrutadores querem perceber isso.

7. O que o inspira?
A entrevista de emprego não é só para falar de conflitos, contratempos e fraquezas, também servem para mostrar o quanto gosta do seu trabalho. Ser capaz de responder a esta pergunta mostra que pensa no seu próprio futuro e não anda a flutuar na carreira sem entusiasmo.

Não diga o que o entrevistador quer ouvir, concentre-se na sua autenticidade. Dê uma resposta honesta e emocionalmente inteligente.

8. O que fez no último ano para crescer profissionalmente?
Se hesita em responder, é possível que precise trabalhar para desenvolver a sua inteligência emocional. Pessoas introspectivas e cientes das suas próprias emoções e pontos fortes e fracos são capazes de identificar e transmitir abertamente o que fazem para melhorar tanto a nível pessoal como profissional.

9. O que faria se percebesse que um colega está com dificuldades num trabalho?
Além de termos consciência das nossas próprias emoções, é importante ter a capacidade de entender as dos outros. Ao responder a esta questões, é importante mostrar o que faria para ajudar um colega de trabalho em dificuldades e enfatizar que isso pode não ser uma indicação das suas competências. Por exemplo, pode explicar sobre como perguntaria ao colega de trabalho como as coisas estão, sem julgamentos, fora do stress de uma reunião de trabalho ou até mesmo do dia de trabalho.

Pessoas com um alto nível de inteligência emocional também são capazes de identificar quando os outros precisam de soluções em vez de apenas serem ouvidos.

10. De que forma é que os outros o podem interpretar mal?
Esta perguntar tenciona perceber a sua consciência das vibrações que transmite num ambiente de trabalho e a sua compreensão do seu impacto sobre os outros. Em vez de se preocupar com as observações que fizeram sobre si, discute-as abertamente, bem como o que faz para mitigar possíveis mal-entendidos.

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