
A “Netflix do Direito” está a chegar ao mercado
A “Netflix do Direito” é uma plataforma digital, criada por três estudantes da Universidade Católica no Porto, que permitirá a consulta de vídeo-aulas, casos práticos e seminários, para que estudantes e juristas possam manter-se actualizados relativamente a alterações neste ramo.
Pensada para dar resposta às exigências criadas pela pandemia, em que o estudo passou a ser feito à distância, a plataforma – que ficará online no primeiro trimestre de 2021 e que terá uma subscrição mensal – vem criar um suporte de estudo na área jurídica ao disponibilizar conteúdos de várias unidades curriculares da licenciatura.
Um dos grandes propósitos deste projecto é colocar os estudantes no papel de docentes. A este nível, refira-se que alguns dos melhores alunos de mestrado da Católica no Porto serão responsáveis pela criação das vídeo-aulas.
A iniciativa, que obteve uma classificação de 17 valores (numa escala de 20) e que conquistou nota máxima nos requisitos “grau de inovação da ideia” e “resposta às necessidades do mercado”, será financiada pela Bolsa Startup Voucher.
Luciano Rezende, estudante da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, é um dos mentores do projecto, que conta, também, com a participação de Henrique Varino da Silva (estudante finalista da licenciatura em Direito), responsável por garantir a qualidade dos conteúdos, e Ana Campos, estudante da Faculdade de Educação e Psicologia, que terá a seu cargo a certificação da qualidade didática do ensino.
«A nossa plataforma será construída como uma espécie de “Netflix” do Direito, onde iremos segmentar os temas de estudo pelos grandes ramos – Direito Privado, Direito Civil, Direitos Reais –, de forma a oferecer uma grelha de conteúdos abrangente e que possa ser útil a todos estudantes de Direito em Portugal, independentemente da Faculdade que frequentem», menciona Luciano Rezende.
Tanto Luciano Rezende como Henrique Varino da Silva, frequentaram o programa ADN do Jurista, iniciativa que visa o desenvolvimento integral e transversal dos alunos e que lhes permitiu desenvolver um conjunto de competências que se revelaram essenciais neste projecto.