A pandemia, a guerra e a comunicação empresarial

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Ainda há pouco tempo estávamos a tentar explicar às nossas crianças o que era o vírus que nos obrigava a ficar em casa que nos afastou da família dos amigos da escola do trabalho dos eventos, dos abraços e agora?

–  Estamos em guerra.  Não sabemos o que vai acontecer, mas está aqui perto muito perto já se ouve, já se vê todos os dias e começa a fazer se sentir. Temos consciência de que nos está e vai afetar, se não fisicamente claramente psicologicamente!

São tempos difíceis que afetam os países as economias as empresas e as pessoas. Estamos cansados. Foram 2 anos afastados das equipas, com amigos e familiares doentes, em teletrabalho, a ter de revolucionar toda uma forma de trabalhar e de estar em e com a família. Agora a esperança de dias melhores tolda-se com a ameaça da guerra e de todas as consequências que daí virão.

O cansaço mental, acontece quando o cérebro fica sobrecarregado devido ao excesso de informações captados durante o dia.  Este excesso pode ser devido ao trabalho ou aos estímulos e notícias que chegam através das redes sociais e da informação.  Este cansaço manifesta-se através de uma desregulação do sistema nervoso, resultando em cansaço mental.

O cansaço mental pode ser percebido por meio de alguns sinais e sintomas como o desânimo e a diminuição da produtividade.

As empresas, os líderes precisam estar sensíveis ao estado dos seus colaboradores e sobretudo nas situações mais difíceis estarem atentos, ouvirem, darem atenção e ter uma comunicação empática, e transparente: uma comunicação positiva.

As empresas precisam investir na comunicação com e das suas pessoas com o objetivo de as envolver de as motivar. Neste momento de maior cansaço psicológico e de um acumular de tensão algumas, simples, atitudes podem fazer a diferença.

– Esteja disponível, oiça, dê tempo, a maioria das vezes que nos queixamos de falta de comunicação estamos a querer dizer que não somos ouvidos

– Esteja atento aos sinais; a maior irritabilidade, a distração constante a indiferença e falta de capacidade de concentração. Tente perceber o que se passa, porquê, seja solidário sem ser protetor e pergunte o que pode fazer.

–  Promova o espírito de equipa, por exemplo a colaboração em Projectos de responsabilidade social. Se a sua empresa tem planos de ajudar tente que todos os colaboradores possam ser envolvidos.

– Celebre. Há com certeza motivos para uma, mesmo pequena, celebração: um simples almoço fora ou um pequeno-almoço em grupo.

Quanto mais desumano o mundo se torna à nossa volta mais voltamos a apreciar e a perceber como a humanização da nossa vida é fundamental.

 Traga essa humanização para a sua empresa, comunique.

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