A sociedade entra pelas empresas dentro. E os elefantes, ficam na sala?

Podemos partir do mais evidente dos factos: as alterações demográficas. Só neste tópico, e se considerarmos a realidade europeia, já se conseguem adivinhar alguns elefantes na sala. Mas há mais, muitos mais. E da sala da sociedade passam para as salas das empresas, que a espelham. Vamos falar deles? É isso que nos propomos fazer na 28.ª edição da Conferência Human Resources, que se realiza já dia 24 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

No site da Comissão Europeia, alerta-se para a «força da demografia», sublinhando-se que «as alterações demográficas têm um forte impacto nas nossas economias» e destacando-se algumas tendências, nomeadamente: mais teletrabalho (o número de pessoas empregadas em teletrabalho na União Europeia passou de 1 em cada 7, em 2019, para quase 1 em cada 4, em 2021; taxa de natalidade mais baixa (em 2020, o número médio de nascimentos por mulher era 1,5, bem abaixo do valor de 2,1 necessário para manter a estabilidade da população); população idosa em crescimento (em 2050, a percentagem de pessoas com idade superior a 65 anos rondará os 30%, comparada com os 20% registados actualmente), viver mais tempo (em 2021, na UE, estimava-se uma esperança de vida de 82,8 anos para as mulheres e de 77,2 anos para os homens).

Ora, estas alterações demográficas têm diversos impactos, em concreto no mercado de trabalho e no emprego. No mesmo site, alerta-se: uma vez que a população em idade activa da Europa está a diminuir, para sustentar o crescimento económico é necessário trazer mais pessoas para o mercado de trabalho e/ou aumentar a produtividade através de avanços tecnológicos e do desenvolvimento de competências. E, visto que as pessoas vivem mais tempo e com mais saúde, muitos cidadãos querem trabalhar mais tempo, embora não necessariamente no mesmo tipo de emprego. Os elefantes, já os identificaram? Quantos mais?

Como habitualmente, o almoço realizou-se no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e contou com a presença dos conselheiros: Ana Gama Marques (MEO/Altice), Ana Rita Lopes (Delta Cafés/Grupo Nabeiro), Catarina Tendeiro (Hovione), Francisco Viana (CGD), Joana Pita Negrão (Nova SBE), Marco Serrão (Galp), Maria Kol (Microsoft), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ Advogados), Nuno Ribeiro Ferreira (Floene), Nuno Troni (Gi Group Holding), Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education), Pedro Henriques (Siemens), Pedro Ramos (Keeptalent), Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM) e Sara Silva (L’Oréal).

Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 165, de Setembro de 2024

Ler Mais